Pré-natal Odontológico



A futura mãe pode dar o primeiro passo na prevenção dos problemas de saúde bucal do bebê antes mesmo de ele nascer. Basta agendar uma consulta com o dentista. “Se for uma gestação programada, o ideal é fazer isso antes de engravidar”, sugere o odontopediatra Fábio Bibancos, de São Paulo.

Mas se a gestação não estava nos planos, o checkup pode ser adiado em alguns meses. “O período mais adequado é o segundo trimestre”, diz Bibancos. “Isso porque nessa fase a gravidez está mais estável.”

O chamado pré-natal odontológico é importante para prevenir e tratar infecções bucais na gestante. Isso porque elas também podem comprometer a saúde do feto. È o caso da gengivite, que acomete a gengiva, e da periodontite, um problema que pode comprometer as estruturas que dão sustentação aos dentes.

A consulta também servirá para orientar as mães quanto à dieta, o desenvolvimento da dentição do bebê e alguns hábitos, como chupar o dedo e usar a chupeta.


Fonte: http://bebe.abril.com.br/gravidez/corpo/conteudo_242985.php?newslog=/newslog/periodicas/semana-30/link-higiene/conteudo_242985.php

Comentários