15.3.10

Shiatsu para Prematuros

Shiatsu (ou acupressão) e a massagem dos meridianos aplicado três vezes por dia durante 10 dias resultou no ganho de peso significativo entre os recém-nascidos prematuros, de acordo com pesquisas recentes.

No estudo, "Acupressure e massagem dos meridianos: efeitos combinados sobre aumento do peso corporal em crianças prematuras", 40 bebês prematuros foram aleatoriamente designados para receber o tratamento padrão, juntamente com a acupressão e a massagem dos meridianos, ou somente o tratamento padrão.

Para serem elegíveis para a participação, as crianças tinham que ter uma idade gestacional inferior a 34 semanas, uma idade de nascimento superior a sete dias e um intervalo de peso de 1.400 a 1.800 gramas, entre outros critérios.

O tratamento padrão para ambos os grupos incluíram observação minuciosa dos sinais vitais, banho diário e avaliação de peso, alimentação de três em três horas e outros métodos de rotina de cuidados para recém-nascidos prematuros.

Para os bebês designados para o grupo de acupressão e massagem, as intervenções foram realizadas três vezes por dia durante 15 minutos por sessão.

As sessões foram realizadas uma hora antes da alimentação. Cada sessão envolveu acupressão de 3 pontos: Zongwan (VC12),  Zusanli (E36) e  Yongquan (R1),
Assim como a massagem abdominal, dos meridianos do baço e do estômago, e pressão dos pontos ao longo da espinha dorsal (meridiano da bexiga).

Segundo os pesquisadores, a massagem não causou sofrimento aos bebês e centrou-se nestes pontos de acupuntura específicos para promover o desenvolvimento físico e gastrointestinal.

As medidas finais para o presente estudo incluíram o peso de cada criança e o volume de leite ingerido, ambos os quais foram medidos e registrados diariamente.

Os resultados da pesquisa revelaram não haver diferença significativa na quantidade de leite consumido entre as massagens e os grupos de tratamento padrão.

No entanto, o ganho de peso médio diário do grupo da massagem foi significativamente maior do que o ganho de peso do grupo controle.

"Como resultado de nossas descobertas, concluímos que a acupressão e a massagem dos meridianos têm um efeito significativo sobre o ganho de peso em prematuros", disseram os autores do estudo.


Autores: Li-Li Chen, Yi-Chang Su, Chia-Hsien Su, Chih-Hung Lin e Hsien-Wen Kuo.
Fontes: Escola de Enfermagem da Faculdade de Medicina Chinesa, do Departamento de Enfermagem, Departamento de Pediatria e do Instituto de Saúde Ambiental, China Medical University, Taichung, Taiwan. Originalmente publicado no Journal of Clinical Nursing (2008) 17, 1174-1181.

Copiado e traduzido de: http://www.massagemag.com/
.

2 comentários:

  1. Caríssima Maylu,

    Primeiramente preciso cumprimenta-la pela gravidez. É muito lindo, é sagrado! Segundo, pela seriedade amorosa com que se compromete na sua que é das profissões mais bonitas do país.

    Gostaria finalmente de cumprimenta-la pela tradução da matéria sobre o Shiatsu em bebês prematuros. Sou Professor de Shiatsu e estive na Espanha onde pude conhecer a aplicação feita em prematuros por lá, que ocorre nos hospitais universitários de Madri. É algo mesmo lindo, os bebês ganham peso - e recebem alta - em tempo muito mais curto.

    Peço a ti autorização para reblogar sua matéria em meu blog http://shiatsuemocional.wordpress.com, claro com os devidos créditos e link para seu blog.

    Um abraço,
    Arnaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Arnaldo,
      Desculpe a demora para responder!
      Muito obrigada pelas palavras e fico muito feliz que tenha gostado do meu trabalho.
      Sinta-se a vontade para divulgar o texto, ele não é meu, acredito que o conhecimento deve sempre ser divulgado!
      :)
      Adorei saber do seu trabalho e sobre a utilização em bebês internados em Madri, que coisa boa seria ter mais estudos e experiências assim em outros países né?
      Um abraço
      Maylu

      Excluir