18.10.10

10 Dicas para futuros papais

Todo pai fica animado com a expectativa da chegada de um novo bebê. No entanto, tem que enfrentar a ansiedade de ver sua parceira passar por inúmeras mudanças, além de mal-estar, alterações de humor, dores, parto e assim por diante, sem saber como realmente ajudar.

Aqui está uma lista de coisas que a futura mamãe vai adorar!

1- Ajude em pequenas e grandes tarefas

Quando sua companheira estiver grávida, uma das coisas mais importantes que você pode fazer por ela é oferecer apoio, compreensão e assistência. De tarefas simples, como colocar a roupa na máquina, a tarefas mais complexas, como a compra de produtos de higiene que serão utilizados no hospital quando o bebê for nascer, o futuro papai deve fazer reinar a paz no lar.


2- Esteja sempre presente

Quando ela estiver irritada e desconfortável, ter apoio em casa pode ser tudo que ela necessita. Tente entender o porquê de ela estar irritada e faça o seu melhor para aliviar as coisas.


3- Libere o seu lado massagista

Retenção de líquidos e inchaço das pernas são muito frequentes na gravidez. Ter os pés massageados pode ser tão valioso quanto um colar de diamantes para uma mulher grávida, especialmente se for feito com amor. Da mesma forma, uma massagem no ombro ou em outras partes do corpo são bem-vindas.


4- Mostre interesse

Passear na seção de bebês do supermercado pode não ser a sua idéia de terapia relaxante, mas a sua parceira vai se encantar ao ver inúmeros acessórios, sapatinhos e roupinhas coloridas. Se ela perguntar sua opinião, tentar ser agradável. Evite o indesejável: "Eu não sei, querida".


5- Acompanhe-a nos cursos para gestantes

Especialmente se for seu primeiro bebê, sua parceira vai querer assistir a aulas para gestantes, a fim de que todo o processo, da gravidez ao parto, não seja um choque para ela. É importante que você participe, não apenas para aprender, mas também para mostrar o seu apoio incondicional e poder ajudá-la a superar as dificuldades que porventura apareçam.


6- Providencie a cadeirinha de transporte do bebê

Você não pode levar o recém-nascido do hospital para casa sem ter um assento de carro regulamentado instalado em seu veículo. Esta função poderia ser sua. Ou ao menos ir às compras com ela, a fim de que esteja tudo pronto para quando o bebê nascer.


7- Monte o quarto do bebê

Naturalmente, a decoração do quarto do bebê é algo que vocês vão querer discutir e fazer juntos. Resolvendo essa questão o quanto antes possível, haverá uma coisa a menos para se pensar quando a gravidez entrar na fase final. A pintura deve ser feita logo no início. Outras peças de mobiliário poderão ser providenciadas quando o dinheiro estiver disponível. Ajude a pendurar cortinas, instalar prateleiras e a montar o bercinho.


8- Acompanhe-a nas visitas ao médico

Você não vai saber a maravilha que é ver o seu próprio bebê crescer e se desenvolver na barriga da sua parceira, a menos que você vá à uma ou mais consultas pré-natais. Certifique-se que você não perderá as que incluem um exame de ultra-som.


9- Planeje tudo

O planejamento também é uma de suas funções. Você precisará de uma estratégia para o início súbito do trabalho de parto, incluindo a rota para o hospital e quem vai cuidar de outros filhos em casa. Você precisa ter certeza de que o carro estará pronto e de que você poderá se ausentar por algum tempo do trabalho quando o bebê estiver para nascer. Você também deve planejar a parte financeira, não se esquecendo das despesas médicas e hospitalares.


10- Não se esqueça do relacionamento a dois
Quando o bebê vier ao mundo, seu relacionamento provavelmente vai mudar. Agora é a hora de cimentar o amor que vocês tem um pelo outro. Lembre-se de que, apesar de agoram serem mamãe e papai, vocês continuam sendo companheiro e companheira. Não deixe a chama do amor se apagar!



Fonte: http://www.pediatriabrasil.com.br/2010/09/10-dicas-para-os-futuros-papais.html
.

Um comentário: