1.5.11

Por que é que as nossas bonecas usam chupetas e mamadeiras?

As bonecas eram pra ser um componente lúdico da infância. E como componente lúdico, educar enquanto diverte. Eram pra funcionar como uma espécie se simulador do mundo de gente grande: ter filhos, trocar roupa de criança, ninar bebes, imaginar criar laços, dar papinha, fazer comidinha, pentear cabelinho do filho, dar nome ao bebe, apelido... As bonecas eram pra ser uma brincadeira de gente grande no mundo da criança, mas então por que é que as bonecas usam chupetas e mamadeiras?
 
O legal é que essa coisa de criança chamada boneca é quase sempre um dos primeiros brinquedos que os pais ou avós se ajeitam pra dar: aniversario, natal, dia da criança... E pais e avós são o espelho do bom exemplo: quando eu crescer quero ser forte igual papai, quero ser bonita igual mamãe. E ai de quem dizer coisa feia de papai e de mamãe: é briga certa. Ninguém é mais forte que papai. Ninguem é mais certo que mamãe. Ninguem mais inteligente que vovô e vovó. E quase sempre comportamento desses mais velhos inquestionável durante a infância mais tenra. Ouse criticar uma boneca dada de presente. Tente. Mas então por que é que as bonecas usam chupetas e mamadeiras?
Nessa primeira década do terceiro milênio não há mais duvidas de que as chupetas e mamadeiras quando oferecidas aos bebes que mamam no peito prejudicam o aleitamento materno. Não se questiona que o uso de formula representa um risco à saúde dos bebes, à saúde da nossa infância. Ninguem se atreve a discordar da superioridade do leite materno em relação a qualquer outro alimento para o bebe. Fácil concluir que chupetas e mamadeiras são, quando aplicadas indiscriminadamente a nossa infância inicial, uma ameaça à vida. Então por que é que as bonecas usam chupetas e mamadeiras?
Se basta olhar para as mais lindas e caras bonecas do mercado e diagnosticar que em sua quase totalidade tem graves patologias orais identificadas por defeitos de fechamento da boca causados pelo uso das chupetas e mamadeiras que as acompanham? Se são doentinhas nossas bonecas, muitas delas respiradores bucais (como nos ensina a maravilhosa odontopediatra Dra Gabriela Dorothy), por que é que mesmo assim as nossas bonecas usam chupetas e mamadeiras?
E se em 2000 a ONU traçou como um dos objetivos do milênio a redução da mortalidade infantil e já esta comprovado que o aleitamento materno pode, se iniciado na primeira hora, prevenir a morte de mais de um milhão de bebes em todo mundo e se já é conhecida a influencia fortemente negativa da pratica do uso de chupetas e mamadeiras na cultura saudável do aleitamento materno, banalizando um comportamento perigoso e ameaçador da sobrevivência de mais de um milhão de bebes com até um mês de vida no mundo inteiro, então por que é que as nossas bonecas ainda usam chupetas e mamadeiras?
E se existem normas constitucionais que regulamentam a comercialização de bicos e formulas artificiais para a infância por entenderem que a amamentação é um bem garantido por nossa constituição e não pode ser ameaçado impunemente pela industria e pela fome de lucro de empresas descompromissadas com o bem de nosso povo, por que é que as nossas bonecas ainda insistem em usar chupetas e mamadeiras?
Se o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03) em seu artigo 26 determina que “são vedadas a fabricação, a venda, a comercialização e a importação de brinquedos, réplicas e simulacros de armas de fogo, que com estas se possam confundir” e assim o fazem como instrumento legal de combate à banalização cultural da violência entre nossas crianças, porque é que sendo uma ameaça à cultura de inquestionável índice de biosegurança que é o aleitamento materno, as chupetas e mamadeiras em brinquedos de crianças não são igualmente proibidos de serem fabricados?  Por que é que as nossas bonecas usam chupetas e mamadeiras?
Se nesses 25 anos de pediatria vi minha classe profissional ser muitas vezes acusada de negligencia e responsabilizada abertamente em diversas discussões pela alta taxa de desmame precoce em nosso meio sem que essas referencias negativas levassem em conta o imenso papel deseducador que as chupetas e mamadeiras de brinquedo causam na formação da consciência da criança que um dia vai virar mamãe mergulhada nessa incoerente descriminalização desses nada inocentes brinquedinhos então , por que é que as nossas bonecas ainda insistem em usar chupetas e mamadeiras?
Que sabe responder? Quem arrisca tentar? Quem pode supor por que essa liberdade de comercio irresponsável da ameaça à vida humana insiste em receber a negligencia das leis, dos cuidadores, dos profissionais, dos pais, da mídia, da voz que era pra denunciar e se cala, da força que era pra lutar e se recolhe?
Alguém mais lúcido e coerente que este perguntador pode me dizer por que é que as nossas bonecas ainda insistem em usar chupetas e mamadeiras?
Dr. Luís Alberto Mussa Tavares

2 comentários:

  1. Desejo muita boa sorte na chegada deste primeiro bebê. Também sou da área de saúde, sou fonoaudióloga, e com meu primeiro não foi nada fácil! A simples cobrança pessoal de que não podemos errar e a dos demais colegas me estressou demais e o leite não saia... pedrava, mas não saia! E os amigos médicos diziam: vc não está dando de mamar porque não quer, porque leite vc tem! Foi muito frustrante pra mim não poder amammentar meu filho. Logo ele perdeu muito peso e teve q entrar no complemento!
    No segundo, eu já estava preparada! Combinei as visitas só para depois do segundo mês e tudo foi muito mais tranquilo. Não tinha ninguém me dando "pitaco" toda hora, eu descançava e consegui amamentar tranquila até os 8 meses exclusivamente! Foi òtimo!
    Fica a dica: Bota as visitas pra correr com seus conselhos, ainda mais as amigas todas enfermeiras e médicas! Permita-se errar< porque o principal é o bem estar seu e de seu filho, e acima de tudo, durma e relaxe o quanto puder! Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Oi Karinna,
    Obrigada por acessar minha página!
    Realmente a influencia de familiares, amigos e conhecidos é forte viu? Já agora na gravidez estou vivendo várias situações assim... e vou seguir sua filosofia... o bem estar do bebê é o principal... vou tentar não me estressar com essas coisas e dormir o que puder! hehhe bjs e tudo de bom para você!
    :)

    ResponderExcluir