4.8.09

Semana Mundial de Aleitamento Materno - 1 a 7 de Agosto de 2009

A Semana Mundial da Amamentação, idealizada pela World Alliance for Breastfeeding Action (Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno – WABA) é comemorada desde 1992 em mais de 150 países com o propósito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.

No Brasil, a SMAM foi coordenada pela WABA até 1998 e a partir de 1999 vem sendo coordenada pelo Ministério da Saúde. A SMAM é comemorada na primeira semana de agosto, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria.

Todos os anos a WABA define o tema central da Semana Mundial da Amamentação, que passa a ser discutido nos diversos países, unificando assim as comemorações em todo o mundo. O tema definido para 2009 é:

"Aleitamento materno: uma resposta vital nas emergências. Você está preparado?”

A campanha deste ano, além de divulgar amplamente as vantagens e a importância da amamentação, visa a estimular o aleitamento materno nas situações de emergência e calamidades, como enchentes, secas e outras catástrofes naturais.

Incita maior participação e apoio dos profissionais de saúde, familiares e rede social, governo e sociedade civil organizada junto à mulher e seu filho nessas situações, em que o risco de interrupção da amamentação aumenta e a situação precária durante as catástrofes favorece o aparecimento de doenças infecciosas, entre outros.


A frase definida pelo Ministério da Saúde (MS) para a SMAM é:

“Amamentação em todos os momentos. Mais saúde, carinho e proteção”.


Em breve o MS disponibilizará no site todo o material da campanha. Serão distribuídos cartazes e folders aos Estados e Municípios e às filiadas da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Além disso, a divulgação será feita em mobiliários urbanos como paradas de ônibus, metrô, entre outros. O layout para camisetas, bonés, adesivos e banners também será disponibilizado.





Fonte: Aleitamento.com
.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário