9.9.09

Acalmar o Choro do Bebê (Método Harvey Karp)

Os pais costumam pensar que o bebê chora porque tem cólicas. Mas esse pode não ser motivo. “Eles choram porque não sabemos dar a eles o que eles precisam” segundo o medico americano Harvey Karp.

Não estamos sugerindo uma fórmula mágica para todo tipo de choro. Antes de tudo é preciso pesquisar se o bebê está com fome, com calor ou frio, ou se a fralda está molhada ou se está agitado após muitas visitas ou um longo dia…. Caso tudo isso esteja ok, a mãe ou o pai ou outra pessoa da família pode confortá-lo, pegando-o no colo.

Nesta idade, manter um contato corporal com o pai, a mãe, e outras pessoas queridas, poder mamar tranquilamente e sentir o calor da mãe, acalma, tranquiliza e permite que o bebê vá pouco a pouco se acostumando ao novo ambiente. Frequentemente, há um momento em que os bebês choram mais. Geralmente, no final do dia, quando estão mais cansados e as pessoas da casa, mais agitadas. E nesse horário é bom quando alguém mais tranquilo pode pegar o bebê.


O que os bebês necessitam

No útero o bebê sentia-se contido, e embalado.Embalado 24 horas por dia pelos movimentos da respiração e pelos movimentos do quadril da mãe, enquanto ela caminhava por exemplo. Escutava também constantemente um universo de sons do corpo materno (respiração, fluxo dos fluidos sanguíneos, coração, etc).

Quando ele nasce, fica “solto” e se ele ficar solto, se assusta, chora e se debate tentando encontrar o conhecido e tranquilizador limite do útero materno.

Ao recuperar as sensações de sentir-se contido, aconchegado, apertadinho e quentinho, sentir os movimentos e ouvir os sons que escutava no útero, o bebê pode se acalmar e geralmente se acalma. Por isso mantê-lo embrulhadinho é umas das maneiras mais eficazes de acalmar o bebê. Não é à toa que o “embrulinho” ou “charutinho” (enrolar o bebê em uma manta ou cueiro), é visto como uma forma bem eficiente de acalmá-los.

Inspirado nas técnicas utilizadas por muitas gerações em diversos lugares do planeta e baseado em sua longa experiência, o Dr. Harvey Karp, pediatra americano, surge um método revolucionário para acalmar os bebês, acabar com o choro (as vezes instantaneamente) e prolongar o sono dos bebês, e sugere 5 passos.

Método do Dr Harvey Karp

1. Enrolar o bebê em uma manta ou cueiro bem apertadinho . “Swaddling”

2. Se apenas embrulhar não resolver, colocar o bebê de lado. “Side position“

3. Se continuar chorando, fazer um som semelhante aos sons que o bebê sentia dentro do útero materno. “Shushing”

4. Embalar o bebê. “Swinging“

5. Dar algo para sugar “Sucking”

DICA: o cueiro pode ser usado para forrar (colocar sobre) mantas ou xales feitos de materiais como por exemplo lã ou soft. Assim, evita-se o contato da pele delicada do bebê com estas fibras e a mantas quentinhas podem ser usadas tranquilamente.



Fonte: http://daraluz.com.br/?page_id=202
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário