4.11.09

Menstruação após o Parto



O fato de a mulher estar ou não amamentando é determinante para a volta dos ciclos menstruais normais depois do parto.

Cada mulher é diferente, e tudo depende de cada corpo e de cada circunstância. Por isso, os parâmetros abaixo não são nada fixos, servem somente para dar uma orientação. Se você estiver com dúvidas, converse com um profissional de saúde.

Mães que amamentam: Um dos muitos benefícios da amamentação é manter a menstruação suspensa por um período maior. A mulher que dá o peito regularmente, tanto durante o dia quanto à noite, pode passar até um ano sem menstruar. Isso, claro, depois do fim do sangramento normal pós-parto, que pode durar várias semanas.

Caso o bebê comece a dormir a noite inteira, pulando algumas mamadas, a menstruação volta mais cedo -- o mais comum é que isso aconteça quando ele tiver entre 3 e 8 meses. A mesma coisa acontece quando se complementa a alimentação do bebê com fórmula láctea. Ou seja: quanto mais o bebê mamar no peito, mais o ciclo menstrual vai demorar a voltar.

Mães que não amamentam: Mulheres que não estão amamentando podem retomar os ciclos menstruais regulares já um mês depois do parto. Às vezes a menstruação de demora dois ou três meses para voltar.

Todas as mães: O organismo da mulher libera o primeiro óvulo pós-parto antes de ela menstruar, portanto não há como prever quando isso pode acontecer. Assim, se a mulher não adotar um método anticoncepcional logo que começar a ter relações sexuais de novo, pode vir a ficar grávida antes mesmo de voltar a menstruar. Esse tipo de surpresa não é incomum. Por isso, após aproximadamente 40 dias de pós-parto a mulher deve iniciar um método contraceptivo de sua escolha, cujos métodos serão abordados a seguir.

Por Maria Rita C. B. Almeida é enfermeira e professora. Mora em Curitiba (PR). Email de contato: mariarita.cassia@gmail.com. Este trabalho foi realizado durante o Curso Humanização Online 2009.

Fonte: http://www.amigasdoparto.org.br/2007/index.php?option=com_content&task=view&id=1051&Itemid=220

Nenhum comentário:

Postar um comentário