8.11.09

Método Canguru aproxima mãe e bebê


A técnica proporciona uma proximidade com o corpo da mãe e este transmite ao bebê carinho e afeto.

O nascimento de um bebê prematuro faz com que as atenções sejam redobradas. Um dos métodos interessantes e que auxiliam esta fase da vida da criança e da mãe é o canguru. Também chamada de “mamãe canguru”, a técnica proporciona uma proximidade com o corpo da mãe e este transmite ao bebê carinho e afeto.


Criado no ano de 1979, na Colômbia, o método canguru tinha como objetivo combater as altas taxas de mortalidade infantil. A técnica consiste no bebê ficar posicionado em decúbito prono, na vertical, junto ao peito da mãe, com uma faixa em volta dos dois, mantendo a união. O contato pele a pele é mantido enquanto ambos se sentirem confortáveis.
Para a medicina, a técnica ajuda muito na evolução do quadro de melhora do bebê e no campo da fonoaudiologia também, já que o fonoaudiólogo é um dos profissionais que participa oferecendo conhecimentos sobre amamentação, sucção e deglutição.

“A Fonoaudiologia atua diretamente no método mãe canguru, incentivando o aleitamento materno e estimulando a sucção dos recém-nascidos prematuros”, reforça a fonoaudióloga e tutora do Portal Educação, Carolina Cysne.

Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/educacao/noticias/40113/metodo-canguru-aproxima-mae-e-bebe

Nenhum comentário:

Postar um comentário