12.12.09

Dicas sobre Gêmeos


Mães de gêmeos devem ter receio de que faltará leite para os bebês?

É perfeitamente possível amamentar gêmeos, já que a produção do leite depende da demanda. Entretanto, amamentar gêmeos demanda um esforço maior. Os gêmeos são, em geral, bebês pequenos que frequentemente mamam devagar e necessitam serem alimentados em maior número de vezes. Além disso, os recém-nascidos demoraram algum tempo para adquirir uma rotina de amamentação, e com gêmeos, esse tempo pode ser mais prolongado.


Qual o melhor esquema para amamentar gêmeos?

A amamentação pode ser em esquema de livre demanda (amamentar sempre que os bebês solicitarem) ou estabelecer intervalos regulares. A vantagem de permitir a amamentação em livre demanda é que em geral ou bebês tem ritmos diferentes e toda a atenção para cada um dos bebês poderá ser dada de forma individualizada. Caso a preferência seja por amamentar em horários regulares, deve-se procurar alternar o bebê que começa a mamar.


Vestir os gêmeos com a mesma roupa é prejudicial às crianças?

As justificativas para vestir igual são várias: é mais fácil e mais barato para comprar, por exemplo. Mas fica cada vez mais difícil para os distinguirem as crianças. Elas serão confundidas com frequência e terão dificuldade ainda maior de desenvolver suas identidades. Em algumas situações, as crianças podem até se vestir igual, mas algum acessório deve ser colocado para diferenciá-las.


O desenvolvimento de gêmeos pode ser diferente?

Pode haver diferença na aquisição de novas habilidades, como sentar, engatinhar, andar, especialmente se as crianças foram prematuras ao nascimento. Os irmãos gemelares também podem apresentar estágios diferentes de desenvolvimento: um deles poderá já estar caminhando enquanto o outro ainda engatinha.


Gêmeos devem ser mantidos na mesma classe?

A opinião consensual entre psicólogos, pediatras e educadores é a de que, nos primeiros anos escolares (pré escola e início do ciclo básico) os benefícios da união superam as desvantagens. A decisão depende de muitas variáveis e deve ser discutida, levando-se em consideração a opinião de pais, professores e, quando a idade permitir, das próprias crianças.


Qual o maior desafio para a mulher que tem gêmeos?

O maior desafio para a mãe de gêmeos ou múltiplos é manter a calma, não esquecer ou descuidar da relação do casal, e tentar não ficar envolvida demais no cuidado com os filhos, com falta de energia para com o marido.


Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/album/091209gemeos_album.jhtm?abrefoto=2#fotoNav=2
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário