3.12.09

Os benefícios dos líquidos na gravidez


Você já está cansada de saber que os líquidos são necessários para a saúde. Mas na gravidez essa importância dobra. Eles ajudam na circulação sangüínea do útero e da placenta, além de melhorar as condições nutricionais da criança.

Bebidas como água, sucos e alguns chás como erva-doce, erva-cidreira e camomila são liberados durante os nove meses. Já o café e o refrigerante devem ser consumidos de forma moderada. "A mulher não pode abusar do café porque ele diminui a absorção de cálcio no organismo. Duas ou três xícaras por dia são suficientes. Por conta dos componentes artificiais existentes nos refrigerantes, eles também devem ser tomados em poucas quantidades", afirma Walter Banduk, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Camilo.

Na maioria das mulheres, a gravidez deixa o intestino preso e a pele ressecada. Segundo o especialista, para amenizar os sintomas é preciso comer frutas e verduras com alto teor de água e fibras. Além de hidratar, os líquidos também ajudam a combater o enjôo e as náuseas. "Bebidas frias com sabor ácido ou amargo são ótimas para acabar com o mal estar. Um bom exemplo é a água tônica e o suco de limão", diz.

No caso de bebidas alcoólicas durante a gestação, é melhor evitar o consumo principalmente no primeiro trimestre. "Bebidas destiladas são as mais perigosas. Mas em ocasiões especiais, a grávida pode tomar uma taça de vinho", diz.






Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI13357-10570,00-OS+BENEFICIOS+DOS+LIQUIDOS+NA+GRAVIDEZ.html

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário