2.1.10

Gravidez Tranquila


A mulher que planeja a gravidez pode evitar problemas durante a gestação com exames simples e preventivos indicados por um ginecologista. "Antes de pensar em ficar grávida, a mulher deve primeiro fazer um exame clínico, exames de sangue e iniciar o uso de ácido fólico 90 dias antes da gestação e nos primeiros 90 dias da gestação para evitar os defeitos do tubo neural. Além disso, existe a necessidade de iniciar o pré-natal o mais rápido possível para realizar um acompanhamento cuidadoso", diz o ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, José Bento de Souza.


Os cuidados ficam ainda maiores para gestantes que tenham casos de diabetes, hipertensão, doenças metabólicas ou hereditárias na família ou na do companheiro. Casos assim exigem um acompanhamento pré-concepção. "O período de formação dos órgãos do feto se inicia nos primeiros 17 dias após a fertilização, sendo importante um ambiente favorável para o desenvolvimento", diz Bento.

Preparar a gestação ajuda a prevenir algumas doenças congênitas e complicações, além de dar condições melhores para o feto. "Depois disso começam os exames pré-natal, que têm a função de orientar a mulher, durante toda a gravidez, sobre sua alimentação, atividades, dificuldades, enfim, em tudo o que deve e o que não deve ser feito. Daí a importância de um bom relacionamento do casal com o médico", diz José Bento.

O pré-natal deve ser feito mensalmente até a 34ª semana. A partir dessa data, passa a ser quinzenal até a 36ª, quando passa a ser semanal.


Fonte: http://mulher.terra.com.br/
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário