28/03/2010

Prevenção da Episiotomia

Para aquelas que querem ter seus filhos por parto normal sem se submeter ao terrível corte chamado episiotomia, a fisioterapia obstétrica atua exatamente com a prevenção da episiotomia e da cesária e promove uma recuperação mais rápida da mãe!

São realizado exercícios de alongamento e fortalecimento das musculaturas envolvidas no parto para que, no momento da expulsão do bebê, a musculatura se alongue bem e não rompa as fibras musculares!

O que o médico faz é impedir que isso aconteça (ou seja, que as fibras musculares não se rompam - no popular: "não se rasgue toda") fazendo a episiotomia! Mas ele não vê se a gestante possui uma musculatura bem alongada e preparada para esse momento!

É aí que a fisioterapia entra! Preparando bem esta musculatura e deixando o médico ciente disso, não há necessidade de uma dolorosa episiotomia!

A fisioterapeuta também pode acompanhar a gestante durante o trabalho de parto e parto, podendo orientá-la no que fazer, como respirar, que hora relaxar e que hora contrair e ajudar em um alongamento a mais na musculatura perineal (em torno da vagina).

Hoje, se houver uma boa preparação no pré-parto e a mãe não tiver nenhum tipo de intercorrência como o feto em posição errada ou uma bacia pequena para a passagem do feto, eu afirmo que não há necessidade de uma episiotomia no momento do parto!

 
 
Fonte: http://www.xoepisio.blogger.com.br/
.