2.10.10

Bebê sempre limpinho

Qual a forma ideal de limpar o seu bebê? Segundo a especialista Maylu Barbosa Silva de Souza, enfermeira e professora de obstetrícia da Escola Técnica de Enfermagem em Itabuna (Etei – BA) é preferível fazer a limpeza específica de cada região do corpo, seguindo as especificações abaixo:

Olhos

Prefira limpar os olhinhos na hora do banho, com algodão embebecido com água morna ou soro fisiológico, utilizando um algodão para cada olho, no sentido pálpebra para os cantos.

Narinas

As secreções internas do nariz podem dificultar a respiração do bebe, portanto queridas mamães, fiquem atentas. Não coloque algodão nas narinas, a maneira correta de se higienizar é com cotonete ou gaze umedecida com soro fisiológico, porém de maneira superficial.

Orelhas

Lave-as durante o banho, apenas externamente. Após o banho, use uma fralda de pano para enxugá-las. Os cotonetes não devem ser utilizados dentro do ouvido, apenas nas dobras das orelhinhas.

Boca

A higiene oral deve pode ser feita com uma dedeira, gaze ou fralda umedecida com água filtrada. Deslizando suavemente, procurando lavar bem as gengivas, bochechas e língua. Em média duas vezes por dia ou de preferência após cada mamada.

Genitais

Devem ser limpos com algodão umedecido em água, no sentido de cima para baixo, evitando contaminação de fezes na região.

Unhas

Precisam ser cortadas com tesouras especificas de ponta arredondada ou a mamãe pode preferir lixa-la, delicadamente, de baixo para cima.É importe manter as unhas do bebe sempre curtas, evitando que se arranhe ou se corte Prefira sempre deixá-las retas.

Mãos

Para evitar que o bebe se contamine levando mãos sujas a boca, as mãos devem estar sempre limpinhas (com água e sabão) . O mesmo vale para os pés.

Atenção aos sapinhos

O sapinho é uma contaminação ocasionada por fungos, devido à higiene precária dos objetos de uso do bebe, como chupetas e bicos. Portanto, higienize-os sempre! Estando atenta as “natas” brancas que ficam na boca do bebe.

Em casos de dúvidas, consulte sempre o pediatra de seu bebe.

----------------------------------------------------
Queridas mamães

Existem alguns segredos para facilitar os banhos dos bebê:

* Em primeiro lugar, deixar sempre próximo a banheira todos os itens necessários: toalha, fralda, roupinha, produtos de higiene e brinquedos adequados, procurando criar com o banho uma experiência positiva para a criança.

* Retire pulseiras e anéis e procure manter as unhas curtas, evitando de que se machuque o bebe.

* Evite correntes de ar, fechando portas e janelas.

* Coloque água morna e não se esqueça de sempre medir a temperatura (com um termômetro de preferência) A temperatura ideal é entre 36º e 37º .

* Quando mergulhar o bebe na banheira, segure pelos ombros e pelos braçinhos.

* Ao retirar o bebe, cubra-o e em seguida seque todas as dobrinhas com uma fraldinha.

* Os banho devem ser diários, os melhores horários, segundo a enfermeira especialista, são entre as 11 e as 15 horas ou antes do beber dormir.

* A medida da água na banheira deve ser na altura do umbigo do bebe (cerca de 15 cm) .

* Lave sempre a banheira antes de utilizá-la usada.

* O banho não deve durar mais que 15 minutos.

* O talco deve ser evitado, pois pode ser aspirado pela criança

 
Fonte: http://queridamame.blogspot.com/2010/05/bebe-sempre-limpinho.html
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário