Paracetamol x Vacinas



 Paracetamol deve ser dado antes de vacinar a criança?

Como a vacinação pode cursar com febre, muitos pais e pediatras dão rotineiramente paracetamol para as crianças antes de elas serem vacinadas. No entanto, sabemos que a febre é um sinal de que nosso corpo está gerando uma resposta imune.

Um estudo recente mostrou que o paracetamol administrado antes de a criança receber as vacinas poderia reduzir a resposta imune e, portanto, diminuir e eficácia das mesmas. Isto significa que ter febre pode fazer a vacina funcionar melhor! Lembre-se de que é apenas um estudo, e que não foram avaliados outros antitérmicos, como o ibuprofeno.

Provavelmente, o melhor é esperar e ver como a criança reage às imunizações. Muitas crianças passam muito bem depois de receber a sua vacina, mesmo que tenham febre. Se for esse o caso, a febre é possivelmente uma coisa boa e paracetamol não é necessário.

Se, no entanto, seu filho está se sentindo mal após receber as vacinas, então vale a pena conversar com seu pediatra para ver se o paracetamol ou ibuprofeno podem ser úteis.
Healthy Children / American Academy of Pediatrics
Fonte: http://www.pediatriabrasil.com.br/2010/09/paracetamol-e-vacinas.html
.

Comentários