6.3.11

Por que o bebê chora?

Seu bebê já comeu, a fralda está seca, e ele parece bem descansado. Então, por que raios começa a choramingar de repente? Embora possa parecer à toa, pode ter certeza de que os bebês sempre choram por algum motivo. “É a maneira que têm de pedir ajuda”, explica a pediatra Charlotte Cowan, de Boston. “E é sua função descobrir do que ele precisa”.

Pois é... parece óbvio, mas vai traduzir esse pedido de ajuda... Nem sempre é fácil, a gente sabe. Enquanto você procura por pistas para entender o desconforto de seu filho, é importante manter a calma e deixá-lo tranqüilo. Para isso, converse com ele com uma voz reconfortante, dizendo: “Não sei o que está errado, mas vou descobrir e fazer você se sentir melhor”, sugere o dr. Prachi Shah, pediatra especializada em desenvolvimento e comportamento do Hospital Infantil do Texas.  Para facilitar essa tarefa, preparamos uma lista com as reclamações mais prováveis e propomos algumas estratégias para trazer o sorriso de volta ao rosto do seu filho. E ao seu, claro.

“Você pode, por favor, tirar esse casaquinho?”

Só porque lá fora está ventando não significa que seu bebê precisa estar vestido como um esquimó. Os pais têm a tendência de agasalhar seus filhos mais do que o necessário e, com isso, eles ficam incomodados.
Solução: Para evitar excessos, tome por base as roupas que você está usando e vista seu bebê de maneira proporcional. Se você ainda ficar na dúvida se seu filho está com frio ou com calor, coloque sua mão sobre a barriga dele para medir a temperatura. O método clássico de pegar no pezinho ou colocar a mão no rosto não funciona. “Os pés e as bochechas do bebê podem estar frios mesmo que ele esteja confortável”, diz a doutora Charlotte Cowan.

“Será que não dá para as pessoas se entenderem?”

Bebês não entendem frases como “Eu não acredito que você esqueceu de pagar a conta do cartão de crédito!” ou “Por que você sempre espera eu pedir para tirar o lixo?”. Mas eles podem perceber que a mamãe e o papai estão brigando – e eles não gostam disso. “Se o clima está tenso ou alguém está gritando, o bebê percebe e pode ficar irritado por conta disso”, diz a pediatra Ellen Schumann, da clínica Marshfield, de Wisconsin.
Solução: Discussões entre o casal vão acontecer de vez em quando, não tem jeito, ainda mais nesta fase, em que o bebê demanda muitos cuidados, e de maneira especialmente intensa. Não dá para evitar um ou outro desentendimento, mas tente expressar seus sentimentos de uma maneira calma e controlada, criando um ambiente tranqüilo para a criança. Reserve as discussões mais quentes para depois que as crianças estiverem dormindo.

“Estressei!”

Muito barulho, movimento ou luz forte – em um shopping, um restaurante ou mesmo uma reunião familiar – pode levar o bebê às lagrimas. E, depois de um certo ponto, muita estimulação, mesmo que tudo que você tenha feito seja rodeá-lo de brinquedos, pode ser demais para ele.
Solução: Cada criança tem um limite diferente; então, preste atenção na maneira como seu bebê lida com lugares movimentados. Não passe muito tempo dentro de uma loja ou um supermercado. Vá a restaurantes fora de horário do pico e apresente novos brinquedos em doses homeopáticas. Quando chegar em casa, depois de passar por um lugar movimentado, dê um tempo e descanse em silêncio, para que seu bebê, agitado, se acalme e volte à rotina.

“Minha barriga dói!”

São muitas as razões e possibilidades para explicar o desconforto que seu bebê sente quando tem cólicas e dores de estômago. Podem ser gases, dor de barriga, alergia ao leite (especialmente para os bebês que não mamam no peito)... Tudo isso pode causar cólicas e fezes mucosas. Uma outra possibilidade pode ser o refluxo, que faz com que alimentos ingeridos voltem ao esôfago, causando desconforto.
Solução: Faça seu bebê arrotar com mais freqüência. Alivie os gases massageando a barriguinha ou pedalando as perninhas. Se você estiver amamentando, tente fazer com que esvazie o conteúdo todo de um dos seios em cada mamada. Para os bebês que tomam mamadeira, use bico anatômico e com o furo correto, bem pequeno; assim, a criança não engole tanto ar ao beber o leite. Se tudo isso não ajudar, converse com o pediatra sobre a possibilidade de se tratar de intolerância a lactose ou alergia a proteína do leite. Você pode deixar a criança sentada após as mamadas. O pediatra também pode diagnosticar se ela tem refluxo gastroesofágico e receitar medicação.

“Ai, algo está me pinicando!”

Seu bebê pode ter um fio de cabelo ou uma linha enrolada entre seus dedinhos, interrompendo a circulação e causando dor e inchaço. Isso é mais comum do que imaginamos e pode até causar marcas permanentes na pele do bebê. Etiquetas e zíperes podem irritar a pele da criança. O cinto da cadeirinha do carro ou do carrinho também pode estar apertado demais.
Solução: Tire a roupa da criança e inspecione os dedinhos. Se encontrar um fio (de roupa ou de cabelo), desenrole ou corte com uma tesourinha. “Se você tem um menino, observe se o cabelo está enrolado no pênis”, lembra a doutora Schumann. Também cheque zíperes, etiquetas e ajuste os cintos de seguranças para que não fiquem tão apertados.

“Estou me sentindo sozinho aqui!”

Entre 6 e 9 meses, seu bebê vai aprender que ele é um ser separado de você, o que é muito bom. O efeito colateral não tão bacana é que ele vai começar a chorar assim que você sair do quarto – simplesmente porque vai sentir sua falta.
Solução: Você pode deixar o bebê entretido com alguma atividade enquanto faz outra coisa, mas, se notar que a separação gerou escândalo, dê atenção ao seu pequeno.
Uma massagem leve ou até mesmo cócegas nas costas podem assegurar à criança que você sempre volta. Se já tentou de tudo e mesmo assim ele não pára de chorar, talvez seja mais fácil deixar o bebê perto de você quando estiver fazendo suas coisas. A fase passa perto dos 15 meses.

“Estou com fome!”

Seu bebê comeu faz uma hora e ainda não é hora de comer de novo. Ou será que é? Se ele estiver passando por uma fase específica de crescimento, as lágrimas podem significar: “Garçom, quero fazer mais um pedido”. Essas fases de crescimento acontecem entre a segunda e a sexta semana e entre o terceiro e o sexto mês e duram cerca de dois dias, explica Melissa Nagin, consultora especializada em amamentação. Como bebês não costumam seguir calendários, essa “fominha” pode acontecer a qualquer momento.
Solução: Seu bebê está mesmo com fome? O melhor modo de testar é levá-lo para passear. Se parar de chorar ou dormir, não precisa de comida. Mas se chorar durante todo o passeio, ofereça o peito.

“Estou ficando cansado de olhar para essa parede”

Passar uma hora na mesma cadeira ou no mesmo canto do quarto não é nada divertido. Os bebês gostam de mudar de cenário com freqüência e acabam entediados.
Solução: Mude a criança de um quarto para outro, levando-a para uma volta no parque ou até mesmo a tiracolo quando você for às compras. Caso não seja possível, falar e interagir com o bebê já são bons entretenimentos. “Bebês são seres muito sociais”, diz o dr. Shah.
 
.

2 comentários:

  1. a minha filha tem um bebe de 3 meses, no comeco ele nao chorava tanto mas agora ele entra em panico todas as sujestoes que se encontran ja foram feitas, dar banho, cha,abracar, etc inclusive o pediatra ja falou que e uma fase mas ele so fica calmo quando esta na minha casa as veses chora mas nao da maneira que ele chora em casa , minha filha acha que ela nao e boa mae, eu tento ajudar mas eu nao sei o que faser no momento que ele chega em casa, ele chora quer diser berra mesmo e bem alto e so dorme poucas hrs tanto a noite ou de dia o que posso faser para ajudar?

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Olha primeiro acalme sua filha... ela é sim uma boa mãe!
    É normal a mãe ter insegurança e a criança tem fases e realmente essa fase ela chora mais... deve ser cólica...já tentaram colocar uma fralda levemente aquecida na barriguinha do bebê (você passa ferro na fralda antes e não deixa ficar muito quente não), faça massagens circulares na barriguinha do beb~e... a cólica dessa fase é temporária, em poucos meses ela passa e é natural isso... observe também como está a mamada, se estiver mamando em posição errada, pode entrar ar no espaço entre a boca e o peito, por isso o bebê engole ar junto com o leite. Nada de chazinho, que piora a cólica e não melhora em nada, até atrapalha a amamentação... chupetas também podem piorar...
    Vocês moram onde? Tem banco de leite ou doula na cidade de vocês? Por que seria mais fácil para avaliar a mamada e as cólicas.

    ResponderExcluir