Dia Internacional de Doação de Leite Humano - 19.05.12

Foi ontem mas tá valendo!
:)
Neste sábado, 19, é comemorado o Dia Internacional de Doação de Leite Humano. A data foi criada para mobilizar a sociedade em diversos países sobre a importância de doar leite materno. Se você está amamentando e produz mais leite que o necessário para alimentar seu filho, pode, sim ser uma doadora. Basta estar saudável, não usar medicamentos, ter os exames sorológicos do pré-natal em dia e se dispor a ordenhar o excedente. 
Segundo a professora Ana Cristina Vilhena Abrão, coordenadora do CIAAM (Centro de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno da Unifesp), não há risco de faltar leite para o próprio filho caso a mãe seja uma doadora. Pelo contrário: “Quando mais a mulher tira, mais leite se forma. Quem doa só aumenta a produção”, diz. 
O destino do leite doado é para bebês internados em unidades neonatais. “A gente normalmente tem pouco leite para muita criança”, comenta Ana Cristina. A especialista afirma, ainda, que as crianças internadas que tomam leite materno, mesmo pasteurizado, se recuperam mais rápido em relação às que tomam fórmula.
A maioria dos Bancos de Leite Humano faz coleta domiciliar. Você pode conferir qual é a unidade mais próxima da sua casa aqui.
Quer saber como doar?  Confira algumas dicas do Ministério da Saúde: 
Preparo do frasco 
Você pode utilizar um frasco de vidro com tampa plástica para armazenar o leite. Lave bem o recipiente e ferva por 15 minutos. Depois, deixe-o secar de boca para baixo em um pano limpo, sem enxugar. Quando ele estiver seco, está pronto para uso. 
Coleta 
O ideal é tirar o leite depois de amamentar seu filho. Antes de começar, escolha um lugar limpo e confortável para sentar. Prenda os cabelos, lave as mãos e antebraços com água e sabão, seque em toalha limpa e coloque máscara no rosto. Quando estiver pronta, massageie as mamas com as polpas dos dedos fazendo movimentos circulares no sentido da aréola para o corpo. Para realizar a ordenha, coloque os dedos polegar e indicador no local onde começa a aréola e empurre para trás em direção ao corpo. Comprima suavemente um dedo contra o outro, repetindo esse movimento várias vezes até o leite começar a sair. Os primeiros jatos devem ser desprezados. 
Armazenamento 
O frasco com o leite deve ser armazenado no congelador ou freezer. Se retirar leite novamente, utilize outro recipiente esterilizado e ao terminar acrescente a nova dose no frasco que está no freezer ou congelador. O leite pode ficar congelado por até 15 dias. 
Fonte:http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI306128-10510,00-DIA+INTERNACIONAL+DE+DOACAO+DE+LEITE+HUMANO+E+COMEMORADO+NESTE+SABADO.html

Comentários