Retrospectiva 1º Trimestre


Era para ter feito esse post há muito tempo atrás... mas o trabalho (e a preguiça) me impediram... de qualquer maneira segue aqui um breve relato do que vivenciei no meu primeiro trimestre de Gravidez. Dizem que no primeiro trimestre a gente quase não nota que está grávida... bom, eu realmente até esquecia em alguns momentos quando tava "azuadinha" com a quantidade de trabalho que tinha que fazer, mas na grande maioria do tempo os enjôos não me deixavam esquecer da gestação! Como enfermeira obstetra eu estava consciente de todo processo que ocorre no corpo... todas as mudanças... isso é bom e ruim! Pois eu já sabia exatamente quais desconfortos eu poderia ter e olha que maravilha (not!) eu fui contemplada com quase todas as possibilidades que uma grávida pode ter! 

* Fisicamente:
- Enjoos diários (e não era só de manhã não! O dia todo mesmo!)
- Dor de Estômago (Devido a tanto enjoar e vomitar!)
- Hipotensão (Pressão baixa dá uma moleza... um soninho...)
- Sonolência (Juntando com a pressão baixa, pronto! Era muito sono pra pouco tempo para dormir!)
- Ptialismo (Salivação aumentada, fica um gosto estranho na boca...)
- Polaciúria (Ô sofrimento! Vontade de fazer xixi super aumentada... de noite então nem se fala!)
- Pirose (Azia após qualquer refeição, não só no almoço como popularmente falam)
- Cefaléia (Eu já tinha muita dor de cabeça antes, mas juntando o combo stress + hormônios o resultado não era nada legal!)
- Sensibilidade aumentada em relação a cheiros e odores (o que causava mais enjoos!)
- Sensibilidade aumentada nos seios (semelhante ao que já sentia no período menstrual)
- Olheiras (Não que sejam obrigatórias nas grávidas, mas vamos combinar que "curtindo" tudo que eu citei aqui elas eram inevitáveis!)
- Eu não engordei nada, pelo contrário, eu perdi uns kgs e desidratei um pouco de tanto vomitar.
- No finalzinho desse trimestre comecei a apresentar um aumento leve na "pochete", mas nada significativo... nem dava para notar a gravidez.

* Emocionalmente:
- Acho que nesse começo de gravidez eu estava com a ficha ainda caindo... as vezes trabalhava tanto que esquecia que estava grávida, mas lembrava sempre que enjoava ou quando estava cansada demais.
- Outra coisa estranha é que muita gente chega mega feliz para te dar os parabéns pela gravidez, mas eu ficava meio... sei lá... feliz... mas parece que "anestesiada", eu estava feliz pela gravidez mas todos os sintomas me faziam me sentir péssima na maior parte do tempo!
- Confesso que demorei um tempinho para entrar no clima, na vibe da maternidade pois estava focada demais na minha vida profissional e nas preocupações financeiras... :/
- Não senti desejo de nada... mas a gravidez todinha eu tomei antipatia por manga... não quero nem ver mais a fruta, o suco, nada!

* Quando eu estava com 9 semanas pensei que tinha perdido o bebê pois eliminei um coágulo inteiro e pensei que era o embriãozinho... devido a isso fiz uma US para me acalmar e vi que estava tudo bem com o baby (que até então eu não sabia o sexo). Já falei anteriormente sobre isso aqui na página, para ler clique aqui.

* No final do 1º trimestre eu fiz a US de Translucência Nucal, para saber mais sobre o exame e ver o vídeo da minha US clique aqui.

Prontinho...
Esse foi meu primeiro trimestre gestacional! 
O meu 1º Trimestre durou até 15 de Fevereiro de 2012 (12 semanas e 6 dias!)
Aguardem o próximo capítulo:  A RETROSPECTIVA DO 2º TRIMESTRE!

Comentários

  1. Luma enfermagem ftc2 de julho de 2012 19:04

    Pró, vc esta linda barrigudinha! Seu blog é massa! rs, bjão!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querida! Fico feliz que tenha gostado! bjs :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário