13.12.12

Meu novo texto para o site Pediatria Brasil: Levando o bebê para passear


por Enf.ª Maylu Souza,
colunista do Pediatria Brasil e autora do Enf.ª Maylu Souza
Muitos pais se questionam sobre quando podem levar o bebê para passear. Passados os primeiros (e cansativos) dias, muitas vezes eles desejam levar a criança para apresentar a familiares, para tomar banho de sol em parquinhos, entre outras coisas.
Em geral, não há uma data definida para sair com seu bebê. O ideal éconversar com o pediatra que está acompanhando a criança.
Os pais devem ser orientados quanto a alguns critérios para escolher o melhor momento para o passeio:
• Evite sair logo na primeira semana. É um período mais crítico, mais cansativo, de adaptação para o bebê e para a família. Devido a este fato, também é recomendado evitar visitas excessivas e demoradas nessa fase.
• Evite locais fechados e com aglomerações. Enquanto o bebê é novinho é melhor evitar levá-lo a locais como shoppings, mercados, festas e bancos.
• Cuidado com as roupas do bebê, eles desidratam muito rápido. É correto proteger o bebê da chuva e do frio, mas atente para o caso de estar agasalhando em excesso. Não se esqueça de levar mais de uma roupinha dentro da bolsa para o caso do tempo mudar ou no caso de acidentes com fraldas ou “golfadas”.
Levando o bebê para passear
• Não é recomendado sair com o bebê caso as vacinas dele não estejam em dia, lembre-se que a imunidade da criança é diferente da imunidade do adulto. Leia o artigo sobre atualização do cartão de vacina.
• Quando sair, não atrase as mamadas. Ofereça o seio em livre demanda, sempre que o bebê solicitar. Em locais quentes procure oferecer mais vezes o seio devido ao risco de desidratação.
• Evite ficar fora de casa por longos períodos de tempo. Saídas assim se tornam cansativas e podem irritar a criança. Vale o mesmo caso a criança esteja com cólicasou após a vacinação.
• O banho de sol pode ser feito diariamente antes da 9h e após as 16h, deve durar em média 15 minutos. Bebês com menos de seis meses não devem usar protetor solar devido a sensibilidade e imaturidade de sua pele.
• Não se esqueça de levar sempre a bolsa do bebê contendo: caderneta da criança e outros documentos, fraldas extras, roupinha reserva, manta, mordedor ou outro brinquedo para entreter a criança, bem como outros itens de uso da criança que a mãe achar necessário.
Maylu Souza é Enfermeira Obstetra, Especialista em Saúde Pública e Docência do Ensino Superior. Visite o site Enf.ª Maylu Souza.

MAIS ARTIGOS DE MAYLU SOUZA

Fonte: Pediatria Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário