9.12.13

Manual de etiqueta da visita ao recém-nascido

dicas de como se comportar perto dos recém chegados e de seus pais

Reprodução: Getty Images

Por Renata Pinheiro (gnt)

Quando chega o novo membro da família, a reação imediata é correr até a maternidade para conferir se o bebê é saudável, se puxou à mãe, ao pai, à avó ou se é a cara do avô. O problema é que todos têm, ao mesmo tempo, a mesma ideia e a mesma curiosidade. 

Por outro lado, alguns amigos e familiares acreditam que estar perto dos pais e do neném, logo que ele chegou ao mundo, é prova de consideração e estima. Mas esse primeiro momento, tanto para o recém nascido, quanto para o papai e a mamãe, requer alguns cuidados, que harmonizam muito bem com o bom senso dos mais chegados.

"A chegada do bebê precisa ser tranquila e acolhedora, pois ele começa a ver o mundo a partir desse meio familiar em que vai viver e se desenvolver", explica Carmen Costa. 

Carmem é psicopedagoga, psicomotricista e professora de Educação Física e trabalha há mais de 20 anos com bebês e crianças pequenas. É ela quem nos ajuda a desenvolver um pequeno manual de etiqueta do recém-nascido, que pode acabar com alguns dilemas, nesses casos. Da simples gafe ao que pode ser realmente prejucial ao bem estar de pais e filhos, seguem algumas dicas.

Amigos e familiares, controlem a ansiedade:
"A visita nunca deve ser feita no dia do nascimento, principalmente se o parto tiver sido cesárea. A recomendação médica é para a mãe falar o mínimo necessário durante as próximas 12 horas, a fim de evitar gases e dor no corte. Então, visitas no dia do parto, só se você for muito íntimo e tiver certeza que a pessoa está à vontade para receber", ensina.

Reprodução: Getty Images
Visita de médico:

"Se você quer visitar sua amiga que acabou de dar a luz, vá à maternidade, pois a visita é curta e não incomoda: 15 minutos. Não vá à casa do recém-nascido antes que ele complete um mês, só se você tiver intimidade com o casal. E, mesmo assim, o melhor é telefonar e perguntar o horário mais adequado. Nunca chegue de surpresa", explica.

Criança no recinto, só o recém-nascido:
"Levar crianças para a visita na maternidade é complicado. Em primeiro lugar, ligue e consulte a família. Procure saber se ela se incomoda com a visita dos pequenos", sugere a psicopedagoga. Além do tumulto que podem vir a causar, com correria  e brincadeiras no hospital e chororô. Outro detalhe é que crianças são mais suscetíveis à doenças como gripe, além daquelas comuns na infância - sarampo, rubéola, catapora, caxumba, coqueluche. E o recém-nascido, mais ainda. 

Deixe as flores no jardim:
"Gostamos muito de levar flores para a nova mãe, mas não é permitido flores no quarto. Sendo assim, é melhor levar uma lembrança para o bebê", sugere Carmen.

Lembrancinhas não são brindes:
"Em muitos casos, as lembranças do nascimento são contadas. Então, pegue apenas uma lembrança para você e não para aqueles que não puderam ir visitar", ensina a 'personal baby'.

É proibido fumar:
E a restrição vale para horas antes da visita. As substâncias do cigarro ficam impregnadas em roupas e mãos dos fumantes e esses resíduos são tão prejudiciais quanto a própria fumaça. O contato do bebê com o material tóxico o expõe a uma probabilidade dez vezes maior de adquirir uma pneumonia aguda, bronquite, rinite e otite.

Fila indiana:
“As visitas devem ser organizadas para não formar uma aglomeração em volta do bebê. Esse tipo de ocasião favorece contágios e excesso de barulho, e isso pode causar estresse ao recém nascido”.

Reprodução: Getty Images
Homens no local, só os mais íntimos da família:

Se você é amiga da mamãe e vai visitá-la, deixe o namorado em casa. Homens em visita, só os mais chegados. Caso contrário, pode ser constrangedor para a mãe na hora de amamentar o recém-nascido ou mesmo pelos trajes 'de hospital' que ela usa.

Mãos ao alto! 
Lavar bem as mãos e os braços - até a altura dos cotovelos - antes de chegar perto da mãe e do bebê é imprescindível. Isso diminui bastante o risco de contaminação por vírus e bactérias. Caso contrário, mãos ao alto e longe da família do neném.

Recém-nascido não é modelo fotográfico:
A luz do flash das câmeras assusta o bebê. E só as mães sabem o trabalhão que dá fazê-lo voltar a dormir ou acalmá-lo de um susto. Por outro lado, os olhinhos do pequeno ainda não estão preparados para receber essa 'surpresa'. 

Lugar de fazer carinho é no pé:
O melhor lugar para fazer carinho no recém-nascido é o pezinho. Nada de apertões na bochecha, beijos e toques não muito delicados nas mãozinhas das crianças. Incomoda o bebê.

O bebê não é seu:
A gente sabe, é quase irresistível querer pegar o recém-nascido no colo. Aquele cheirinho de bebê, aquela coisinha pequena e desprotegida, aqueles membros curtinhos. Mas não insista. Se tiver intimidade com a mãe, peça e ela responderá com honestidade. Fora isso, resista. Ainda terá muito tempo pela frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário