3.5.14

Coordenação Motora Infantil - Como estimular a criança em cada fase do desenvolvimento

Por Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga e autora do Blog Pequeniños 

Desde que nascemos estamos desenvolvendo a coordenação motora. Um bebê ao levar a mão ou qualquer objeto a boca já está automaticamente desenvolvendo habilidades psicomotoras, ou seja, a natureza se encarrega do estímulo. Porém há crianças (que por algum motivo relacionado a problemas neurológicos ou do desenvolvimento geral) ficam defasadas e é preciso de estímulo externo.

O que nem todos sabem é que todas as crianças devem ser estimuladas, pois através das vivências corporais o cérebro faz Sinapses, ou seja, as vivências corporais ajudam na aprendizagem e no desenvolvimento infantil como um todo.

Além disso, para a criança conseguir ser alfabetizada, ela precisa estar com algumas funções cerebrais amadurecidas (como a área motora). Por este motivo cursar a Educação Infantil é muito importante, pois nessas séries iniciais as habilidades motoras são estimuladas o tempo todo, o que promove a maturação necessária para o processo de alfabetização.

Então, sempre é bom estimular as funções motoras da criança. 

Veja como estimular a criança em cada fase:

Bebês (recém nascidos): Aconchegue a criança nos braços, cante para ela e mostre (através do toque, do carinho e do olhar) o quanto ela é querida. Sabe-se que estímulos afetivos, principalmente nos primeiros meses, são muito importantes para o desenvolvimento do bebê como um todo, incluindo as habilidades motoras.

Bebês até os 2 anos: Nessa fase se desenvolve principalmente a coordenação motora geral. Então, use a música, brinquedos com sons, chocalhos, músicas gestuais, dancinhas e etc... As áreas cerebrais envolvidas no processo de ouvir e reconhecer o som são amplas e ajudam desenvolver as funções motoras e da linguagem também (habilidades que são desenvolvidas principalmente nessa fase da vida).

Também são ótimas opções para o estímulo, os blocos de montar e de encaixe, papéis grandes (ideal rolo de papel) e giz de cera ou canetões bem grossos para a criança usar no papel (essa atividade pode estimular a criança engatinhar sobre o papel e também ajuda na coordenação motora fina).

Crianças Pré-escolares: Nessa fase a criança precisa treinar a coordenação motora fina, que envolve "pegar" objetos pequenos, pinçar, ou seja, pegar o lápis para executar a escrita de maneira adequada. Nessa idade (entre 3 a 5 anos no geral) a criança pode treinar as habilidades motoras brincando com a massinha, empilhando blocos menores, desenhando, pintando, através de atividades de ligar os pontinhos, das dobraduras, recortes e das atividades de artes no geral
.
Há ferramentas bem simples que ajudam bastante a desenvolver a coordenação como:
1- um escorredor de macarrão e alguns macarrõezinhos para a criança passar pelos buraquinhos.
2- Brincar de fazer bijuterias. Pegue barbante ou linha, corte canudos coloridos e dê para a criança passar os canudos na linha, depois dê um nó e o colarzinho está pronto.

3- Pegar pompons ou pequenos algodões com o pregador (estímulo da força).

4- Separar pequenas pecinhas de acordo com a cor.

A maioria dessas atividades também desenvolvem a atenção, concentração, paciência e persistência. É ideal para crianças com déficit de atenção e hiperatividade e melhoram a ansiedade ao executar a atividade.

A partir da fase da alfabetização começam as queixas de letra feia e ilegível. A opção do caderno de caligrafia é sempre uma saída, mas as crianças odeiam. Deixo aí algumas opções para fugir do caderno de caligrafia.

Os tablets podem ser um grande facilitador para desenvolver a coordenação motora ou para resolver os problemas de grafias ilegíveis. Aplicativos como joguinhos de ligar os pontos, cuidar dos bichinhos virtuais são uma excelente opção. 

Fica claro nesse Post que o BRINCAR é o que ajuda a criança a desenvolver as habilidades motoras e muitas outras. Invista no lúdico sempre.

Para quem ainda não conhece a funpade do PEQUENIÑOS no FACEBOOK. Só entrar e curtir para ficar por dentro de tudo.
https://www.facebook.com/PsicoInfantilPEQUENINOS

Fonte: http://peque-nino.blogspot.com.br/2014/04/coordenacaomotora.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+Pequenios+(PEQUENI%C3%91OS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário