17.12.14

PSICOLOGIA OBSTÉTRICA: OLHARES E VISÕES


A Psicologia Obstétrica nada mais é, que a Obstetrícia sendo estudada no aspecto psicológico. Da fecundação ao puerpério, a gravidez vista desde a fase física motivando os âmbitos sociocultural, o psicológico e espiritual. Os fundamentos da obstetrícia, sua prática e condutas dentro do olhar biopsicossocial e espiritual (OMS), o universo gestacional subdivido de forma ampla e dinâmica, da fecundação aos trimestres correspondentes. Do parto ao puerpério com formatação própria e personalizada para cada mulher, tanto na relação materna infantil, quanto na relação profissional gestante. A complexidade que vai desde o teste de gravidez e a vida extrauterina. 

A Psicologia Obstétrica é muito mais, que os estudos da psicologia da gravidez. É a obstetrícia sendo vista e estudada de forma ampla e irrestrita, respeitando cada aspecto lógico, seus fundamentos e conceitos, mas entendendo, compreendendo e percebendo a interação e integração biopsicossocial e espiritual da gravidez.

E a relação quanto: profissional-gestante, profissional-casal grávido, profissional e a família grávida, profissional e a equipe obstétrica, profissional e o hospital, profissional e o parto. Seja o médico, a enfermagem, o psicólogo, assistente social, a nutrição, o fisioterapeuta, as doulas, as parteiras, o grupo administrativo e os que mantem a área do parto limpo, seja quem for, o olhar sobre o bem-estar, promove diretamente a qualidade funcional desta relação inicial extrauterina, mãe-filho. 

Sabemos do envolvimento e implicações de cada grupo de gestante, de cada mulher, seja uma situação que se inicia a partir do teste de gravidez, ao profissional que cabe aprimorar a qualidade dos conhecimentos, ampliando seu angulo de visão, voltado a ciência, mas também ao entendimento e a realidade de cada ser gestante e seu universo.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/30108/psicologia-obstetrica-olhares-e-visoes#ixzz3M7ja1SHV

Nenhum comentário:

Postar um comentário