10.9.20

Setembro Amarelo e Maternidade

 


🎗10 de Setembro - Dia Mundial de Prevenção do Suicídio 🎗

São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio tem relação a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. E agora com a pandemia, infelizmente já é esperado que dados assim possam aumentar.

Mas de forma essa triste realidade está relacionada com a maternidade? De acordo com Susan Ayers, psicóloga e diretora do Centro de Pesquisa em Saúde Materna e Infantil em Londres, o suicídio já é a principal causa de mortalidade materna da gravidez até o primeiro ano do nascimento da criança!!

E no Brasil? Não temos dados oficiais, afinal suicídio materno ainda é um tabu e muitas vezes é registrado como morte acidental. Mas o que sabemos é que no nosso país, mais de 25% das mulheres apresentam sintomas de depressão no período de 6 a 18 meses após o nascimento do bebê. Esses dados servem de alerta! Se a cada 4 mulheres, mais de uma terá algum sintoma relacionado a sua saúde mental, devemos prestar mais atenção a isso: Apoiar, ouvir (com menos palpites e julgamentos) e fortalecer as redes de apoio. Vamos olhar para a Saúde Mental com a mesma importância que olhamos para a saúde física! Precisamos divulgar e falar sobre isso!
__.__ __.__ __.__ __.__
Maylu Souza
Psicóloga Perinatal e Parental
CRP03/17190
🤰🏻Saúde da Mulher & Materno Infantil 🤱🏻
💬Atendimento Online
💻www.maylu.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário