22.9.09

Inchaços (Edema) na Gravidez

É muito comum que grávidas reclamem de inchaços durante a gravidez. Não é para menos, afinal, pernas e braços inchados são mesmo muito incômodos. Para garantir uma gestação tranquila e evitar ao máximo os inchaços, é preciso conhecer o corpo e, claro, algumas dicas para contornar pequenos males.

A médica ginecologista Rosa Maria Neme garante que os inchaços são completamente normais e ocorrem especificamente em algumas partes do corpo. "Os períodos de maior inchaço na gravidez são no primeiro trimestre e, principalmente, no final da gestação. Eles acontecem principalmente nos membros inferiores, mãos e face", detalha.

Rosa explica ainda que os inchaços são decorrentes da progesterona produzida em grande quantidade no início e no final da gestação, devido a uma alteração na parte vascular pelo aumento do volume do útero.

"Mas clima mais quente, condições de vida que mantenham a mulher em pé durante o dia, falta de exercícios físicos e de drenagem linfática durante a gestação, assim como alimentação com comidas mais salgadas, são algumas das condições que favorecem seu aparecimento", diz.

Por sorte das futuras mamães, esses inchaços têm solução. "O uso de meias elásticas, a ingestão de alimentos com pouco sal e a prática de exercícios físicos regulares e de drenagem linfática podem ajudar a evitar o aparecimento do inchaço", ensina Rosa, que também é Diretora do Centro de Endometriose São Paulo, com serviços voltados à assistência global da saúde da mulher e valorização da beleza feminina.

Agora, cuidado. Caso os inchaços apareçam demasiadamente, pode ser que o problema seja outro, como pressão alta, por exemplo. "O inchaço deixa de ser normal quando acontece de forma excessiva".

O aumento de proteínas na urina pode ser um sinal, facilmente diagnosticado num exame de rotina. Combinados, esses fatores podem causar uma pré-eclâmpsia, que seria a diminuição do fluxo de sangue para a placenta e, consequentemente, dificultaria o crescimento saudável e normal do bebê, evoluindo até para uma eclâmpsia propriamente dita.

Por isso, fazer o pré-natal sempre é a melhor opção para evitar maiores complicações. "Ele pode ajudar com as orientações médicas e controle de alterações de pressão durante a gestação", finaliza Rosa.


Por Tissiane Vicentin (MBPress)
Fonte: http://vilamulher.terra.com.br/inchacos-na-gravidez-8-1-53-79.html
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário