18.9.09

Cuidados Essenciais com a Higiene do Bebê

Bebês podem usar perfumes ?
Algumas gotinhas de colônia infantil estão liberadas, principalmente depois de um banho relaxante. Mas atenção: escolha produtos desenvolvidos especialmente para o seu filho – a pele dos pequenos é muito delicada e pode apresentar irritações se entrar em contato com os perfumes indicados para adultos. E nada de exagerar na quantidade. Afinal, os bebês são naturalmente cheirosos...

Preciso ferver a água para dar banho no meu filho ?
Você só precisa aquecê-la um pouco. A temperatura deve ser agradável, nem muito quente, nem muito fria, ou o pequeno vai abrir o berreiro quando entrar na banheira. Os médicos recomendam entre 34 e 38 graus centígrados, para a pele do bebê não ficar ressecada. Como verificar se está no ponto? Basta encostar o cotovelo na água, já que essa é parte do corpo que mais se assemelha à pele infantil. Se estiver morna, banho nele.

Posso usar cotonete para limpar as orelhas do bebê ?
Desde que não seja introduzido no ouvido, o bastonete com pontas de algodão está liberado. Use-o para limpar as dobrinhas da cartilagem e a parte de trás da orelha. Mas não tente retirar a cera no interior do ouvido, pois o cotonete vai empurrá-la para dentro e, pior, pode perfurar o tímpano da criança. Ah, esse cuidado também vale para as mamães e os papais.

Sabonete é indispensável no banho da criança ?
Sim, esse é um item obrigatório no kit de higiene do seu filho. Escolha um sabonete neutro, glicerinado e desenvolvido especialmente para crianças. Mas não exagere na quantidade – a pele dos pequenos é muito sensível e pode ficar ressecada. Se o produto for líquido, use uma pequena porção. Se for em barra, passe primeiro nas mãos e espalhe com suavidade pelo corpo do bebê.

É preciso lavar as roupas do bebê antes do primeiro uso ?
Lavar as roupas recém-chegadas da loja é importante porque o procedimento remove sujeiras e resíduos, como restos de tinta e poeira que podem estar impregnados no tecido. O ideal é que a lavagem seja feita apenas com sabão de coco ou produtos recomendados para a pele delicada da criança. E todas as peças devem ser bem enxaguadas. Esse cuidado ajuda a evitar reações alérgicas no pequeno.



Fonte: http://www.bebe.com.br/canais/cuidados_essenciais/mitos.php#tiraduvidas
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário