9.10.09

Café e cigarro: essa dupla não combina com o sorriso do bebê


O consumo de café pela mãe, várias vezes ao dia, pode promover a descalcificação dos seus dentes, um problema conhecido como desmineralização. Como ninguém costuma partir para a escovação logo após o cafezinho, os microorganismos causadores da cárie geralmente aproveitam a brecha.

Esse é o primeiro passo para o aparecimento de infecções gengivais, como a doença periodontal e a gengivite. Elas infestam a gengiva da mãe com bactérias prejudiciais à saúde do feto. Quando entram na circulação, esses microorganismos podem disparar reações no organismo da futura mãe que apressam o parto.

O fumo é outro grande perigo. Substâncias contidas no cigarro, como a nicotina, interferem na passagem de nutrientes para o bebê, diz a odontopediatra Estela Aranha, de São Paulo. O hábito de fumar também prejudica a saúde dos dentes, aumentando as chances de infeções como a gengivite e a doença periodontal.


Fonte: http://bebe.abril.com.br/gravidez/corpo/conteudo_242881.php?newslog=/newslog/periodicas/semana-29/link-higiene/conteudo_242881.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário