19.10.09

Em forma depois do parto

A amamentação consome muitas calorias que precisam ser, imediatamente, repostas. Daí a importância do carboidrato no cardápio da mamãe. "Ele, também, ajuda a aumentar os níveis de serotonina em nosso organismo, proporcionando uma sensação geral de bem-estar.

Recomendo como carboidrato o arroz integral, pão de forma light, torradas, algumas frutas; não os doces. E sempre na medida certa, pois o excesso se transforma em gordura", explica a nutricionista Roseli Rossi.

Segundo ela, o pós-parto é uma fase muito delicada para a mulher, também na questão da alimentação. "Ela sente fome, precisa comer bem, mas, em sua grande maioria, deseja perder peso rapidamente. Como está amamentando, deve consumir, no mínimo, 1500calorias por dia.

Dietas muito restritivas interferem diretamente na produção de leite. Ou seja, sem o consumo calórico mínimo, a mulher não tem como amamentar. E o aleitamento é muito importante, pelo menos até o bebê completar seis meses."


As dicas da nutricionista

"O segredo está na variedade e a qualidade, que são fundamentais na boa alimentação. A mulher tem que se lembrar que tudo o que come vai direto para o bebê, através do leite", explica Roseli. E recomenda:.

* Retire do cardápio o açúcar, os doces e a fritura.

* Dê preferência às carnes brancas – como frango e peixe – grelhadas, assadas ou cozidas.

* Coma de três a quatro porções de frutas por dia. "Lembre que a manga, o abacate e o caqui são mais calóricos. Devem ser consumidos em menor quantidade."

* Inclua no cardápio diário três a quatro porções de leite ou derivados, como iogurte desnatado e queijo branco.

* Abuse das saladas bem coloridas, mas evite brócolis, couve-flor, couve e repolho, pois, assim como o chocolate e os grãos, provocam muitos gases no bebê.

* Beba bastante água, água de coco e sucos, principalmente limonada. "Aconselho um copo de água antes de amamentar e outro depois."

* Coma bem devagar, para facilitar a digestão, e em pequenas quantidades várias vezes ao dia.


Fonte: http://www2.uol.com.br/topbaby/conteudo/secoes/posparto/posparto/830.html
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário