8.12.09

Mudanças físicas na gravidez



Como lidar com as mudanças físicas durante a gravidez?
Seu corpo vai mudar todos os dias, ganhar centímetros e novas curvas! Aqui, algumas idéias para cuidar dele, das roupas e da autoestima e se sentir linda.

 
* Aceite que durante um tempo sua função será a de gestar um bebê. Você vai mudar muito, interna e externamente. E tem de se adaptar a cada fase, às loucuras hormonais do primeiro trimestre, aos novos contornos que vão surgindo no segundo e ao peso e à desaceleração que acontecem no final.


* Em alguns momentos, você vai se olhar no espelho e estranhar. Uma boa forma de elevar a autoestima é prevenir problemas e desconfortos que podem surgir. Como o excesso de peso. Uma dieta equilibrada não só vai mantê-la saudável como também ajudará a não ganhar tantos quilos a ponto de não se reconhecer.



* Prevenir as estrias também a deixará mais tranquila. Hidrate seu corpo, em especial a barriga e as coxas, pelo menos duas vezes ao dia. Cremes específicos para grávidas costumam ter bons ingredientes para evitá-las. Se mesmo depois de todo o cuidado elas aparecerem, serão mais suaves e fáceis de tratar no pós-parto.


* Todo mundo se prepara para a barriguinha, quadris mais largos e outras modificações. Mas nem sempre para um rosto cheio de acne — praticamente a adolescência de volta! Não se desespere, mas procure ajuda de uma dermatologista para manter a situação sob controle. Não passe nada sem falar com o médico, pois muitos produtos antiacnes são contraindicados na gestação. Depois do parto, elas tendem a desaparecer.


* Outra mudança que pode render baixas na autoestima são as manchas, causadas pelo excesso de hormônios. O filtro solar continua sendo seu melhor amigo. Elas também devem desaparecer alguns meses depois do parto, fase em que os hormônios voltam ao seu nível normal.


* Seus seios vão dobrar de tamanho e você terá de mudar o modelito do sutiã. Ele deve proporcionar sustentação e apoio, e nunca apertar. Prefira modelos de algodão com contornos firmes. Já existem no mercado sutiãs específicos para grávidas, mas levando em conta os detalhes acima, dá para comprar qualquer outro. Ah, e lembre-se de que eles não precisam ser sem graça. Podem ter cores bacanas, rendas, um decote diferente...


* No começo, nada muda. Mas lá pelo quarto mês a barriga começará a aparecer. Mas como ainda não é nada exuberante, você pode parecer apenas uma mulher gordinha! Invista em blusas e vestidos soltinhos e desencane dos olhares alheios.


* No quinto mês ou quando as calças não servirem mais, é hora de comprar roupas novas. Se vão ser específicas de grávidas ou modelos maiores apenas, você decide. O legal é manter o seu estilo. Nada de vestidos com lacinhos se o seu guarda-roupa é recheado de peças básicas. E vice-versa.


 
Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI84865-10570,00.html
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário