8.12.09

Como Amamentar


Posicionamento

Procure criar condições que sejam simultaneamente relaxantes para si e para o seu bebé. Coloque ambos na posição mais confortável possível.

Se estiver a amamentar na posição de deitada, sente-se o mais direita possível. Se conseguir sentar-se numa cadeira, escolha uma que tenha braços. Existem várias formas de posicionar o seu bébé para o amamentar:

Posição atravessada: esta posição é útil nos primeiros dias do aleitamento. Coloque 1 ou 2 almofadas no colo e posicione o seu bébé num dos lados por forma a que o tórax e o abdómen do bébé fiquem encostados ao seu corpo. Utilize o seu braço direito para manter o bebé na mama esquerda, apoiando com a mão a nuca e a cabeça do seu bébé.

Posição da bola de futebol: esta posição é útil para as mães que foram submetidas a uma cesariana, que tiveram gémeos ou que estão a amamentar bebés pequenos. Sente-se numa cadeira de braços confortável colocando uma almofada ao seu lado para ajudá-la a apoiar o braço e a erguer o bébé.

Mantenha o bébé numa posição semi-sentada, voltado para si virando o rabinho do bébé na direcção das costas da cadeira.

O braço que estiver mais próximo do seu bebé deverá apoiar as costas do bebé enquanto que a mão deverá apoiar o pescoço e a cabeça.

Posição de berço: esta posição é a ideal quando o seu bebé conseguir coordenar os movimentos da cabeça e do pescoço e tiver, pelo menos, algumas semanas de idade. Nesta posição, a cabeça do bebé fica apoiada no antebraço direito quando o amamentar da mama direita.

Posição deitada de lado: esta posição é mais conveniente caso se sinta desconfortável na posição de sentada, se o bébé estiver a dormir durante a mamada ou quando o amamenta durante a noite. Neste caso, tanto a mãe como o filho estão deitados de lado, barriga contra barriga.


Pega


Independentemente da posição que utilizar, o mais importante é conseguir que o bebé pegue na sua mama correctamente. Para esse efeito, deverá posicionar a cabeça do bebé imediatamente abaixo da mama, mantendo o nariz do bebé em frente do mamilo.

Deste modo ajudará o bebé a pegar na aréola mantendo a mandíbula inferior mesmo por debaixo da base do mamilo.

Em seguida, utilize a mão livre para apoiar a sua mama e comprimir a aréola de modo a ajustar-se à boca aberta do seu bebé.

Toque seguidamente com o mamilo no seu bebé mesmo por debaixo do nariz. Logo que o bebé abrir bem a boca e a mandíbula inferior descer completamente, direccionar rapidamente e em simultâneo os ombros e a cabeça do bebé para a mama.

Saberá que o bebé está a pegar correctamente na mama se os lábios do bebé estiverem bem abertos, se a boca do bebé cobrir grande parte da secção inferior da aréola (e não a secção superior) e se se sentir confortável.


Duração da mamada


A duração da mamada varia de bebé para bebé. Alguns bebés cuja sucção é vigorosa poderão terminar em 10 minutos. Outros mais lentos poderão demorar 45 minutos numa mamada.

A duração média da mamada é de aproximadamente 20 a 30 minutos. Mas tenha presente que o período de duração poderá também variar de mamada para mamada.


Final da mamada


A melhor forma de concluir uma mamada consiste em esperar que o bebé largue espontaneamente o mamilo. A maioria fá-lo-á decorridos 20 a 25 minutos em cada lado.

Se precisar de interromper a sucção, poderá inserir um dedo no canto da boca do seu bebé ou baixar cuidadosamente o seu queixo com o polegar e indicador.

Leve o bebé a eructar (arrotar) cuidadosamente e ofereça-lhe a outra mama. Se o bebé recusar a segunda mama, deverá ser esta a primeira a oferecer-lhe na mamada seguinte.

Levar o bebé a eructar (arrotar)

A forma mais frequente de fazer o seu bebé arrotar consiste em levantá-lo encostado ao seu ombro batendo-lhe ligeiramente nas costas.

Outro método consiste em colocar o bebé sobre os seus joelhos, de barriga para baixo, e esfregar ou bater ligeiramente nas suas costas.

Poderá também sentar o bebé no seu colo, apoiando com uma mão o seu peito e cabeça enquanto bate ligeiramente nas costas do bebé com a outra mão.


Frequência das mamadas

Os bebés alimentam-se melhor se mamarem quando aparentam ter fome. Para ajudar a obter uma boa produção de leite, os lactentes devem ser amamentados sempre que o desejarem, de dia ou de noite, e não devem receber qualquer outro alimento ou bebida.

Durante as primeiras semanas, é provável que o seu bebé mame pelo menos 8 vezes em cada 24 horas. À medida que o seu bebé for crescendo, a frequência das mamadas irá provavelmente diminuir.

Para comprovar se o seu bebé recebe leite suficiente, verifique a frequência com que suja as fraldas. Se a ingestão for suficiente, o bebé encharcará 6 a 8 fraldas por dia e terá várias pequenas dejecções.

Se tiver dúvidas sobre a quantidade de leite ingerido pelo seu filho, consulte o seu profissional de saúde.


Uma ou duas mamas?


Durante as primeiras semanas, se amamentar o bebé nas duas mamas em cada mamada ajudará a estimulá-las e a estabelecer a sua produção de leite. Se o lactente não pegar na segunda mama, deverá iniciar a mamada seguinte pela referida mama.

A partir de um mês de idade, os especialistas sugerem que amamente apenas com uma mama, continuando até o bebé deixar de mamar. A mamada seguinte deverá ser iniciada na outra mama.

Desta forma ajudará o seu bebé a obter o "leite do fim" hipercalórico que é libertado na fase final da amamentação.


Fonte: http://www.amigasdoparto.org.br/2007/index.php?option=com_content&task=view&id=1087&Itemid=207
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário