29.12.09

O Desmame e a Pré-escola


Com o passar dos meses, seu bebê recém-nascido vai crescendo e chega a hora do desmame, que é o  início da independência e a conquista da autonomia. Esta fase de desmame é comparada à entrada da criança na pré-escola, períodos estes em que seu filho deverá  aprender a se separar de seus pais.

Acredita-se que a personalidade da criança vai se construindo através da relação que ela tem com o mundo, que, a princípio, é a mãe. No início, a dependência do bebê é total e necessária. A mãe vai ensinar a essa criança sobre os limites do seu corpo, no contato físico com ela e no lavar, limpar, amamentar etc...


O desmame é uma das mais difíceis missões, tanto para mãe como para a criança. Tirar-lhe o que a sustenta afetiva e fisicamente é agressivo e angustiante. Por um lado o bebê vai começar a ter noção que não é um "continum" da mãe. E por outro lado a mãe perderá a sensação de que é parte da criança, se sentirá perdendo algo.

O período de desmame, pode ser comparado com a entrada da criança da pré-escola. Os pais precisam novamente "empurrar" essa criança para a independência, mas esta tarefa não é nada fácil para ambas as partes. Os pais, geralmente apresentam insegurança e dúvidas se o filho vai ficar bem na escola. É importante lembrar que a separação é um processo que gera sentimentos que precisam ser entendidos, é necessário que os pais estejam muito seguros, caso contrário a criança vai perceber, o que pode prejudicar sua adaptação na escola.

Ao ingressar na pré-escola, a criança afasta-se do convívio familiar para entrar em um ambiente desconhecido, com pessoas novas, onde precisa criar novas relações afetivas. Muitas vezes, perguntam-se o porque ir para escola e apresentam medo dos pais não voltarem para buscá-las.

Existem pré-escolas que propõem um programa de adaptação, que ajuda a criança a enfrentar este momento difícil. Geralmente alguém próximo à criança deve ficar com ela na escola por um certo período. Este tempo deve diminuir até que ela se sinta segura.


Algumas "técnicas" para facilitar a adaptação:
* Matricule seu filho no início do ano ou do semestre, assim ele não será o único aluno novo no grupo.

* Se a criança quiser, deixe-a levar algum objeto de casa que goste. É uma maneira de manter o vínculo com sua casa.
* Não fique perguntando à criança se ela quer ir à escola, ela não é capaz de decidir sozinha.

* Evite colocá-la na escola pela primeira vez num momento de transformações, morte, nascimento de um irmão etc...

* O período de adaptação varia muito. As crianças mais tímidas e as com menos de três anos, podem precisar de mais tempo do que outras.

* Mesmo após uma familiarização da criança na escola, podem ocorrer retrocessos. Algumas vezes surgem comportamentos regressivos, como chupar o dedo ou fazer xixi na cama. Agressividade, choros freqüentes e tristeza também podem ser notados em alguns casos.

* É de grande importância que os pais busquem informações o quanto antes para compreender como a criança se comporta na escola. Caso estes comportamentos persistam por muito tempo, é indicado procurar ajuda de um psicólogo.


 
Fonte: http://www.clubedobebe.com.br/Palavra%20dos%20Especialistas/psi-daniela-02-01.htm
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário