O médico é a pessoa mais apta para auxiliar você durante todo o período de gestação, e acompanhar o crescimento do bebê. Tenha sempre à mão o contato do seu médico e não silencie em caso de dúvidas.
2 - Cuide de você, mamãe:
Se você estiver bem, o seu filho também estará. Evite o estresse desnecessário e se alimente de forma nutritiva. A alimentação correta faz toda a diferença durante a gestação. Além de garantir um bebê forte e saudável, também vai auxiliar você a recuperar a forma rapidinho depois do parto.
3 - Aprenda antes da hora: informe-se.
Compre livros, fale com profissionais, faça cursos de gestantes, de recémnascidos, compreenda os tipos de partos, entenda como funciona o aleitamento materno, visite a maternidade... Não fique com dúvidas. A falta de informação pode gerar uma ansiedade desnecessária. Quanto mais tranquila você estiver, melhor será para o seu bem-estar e o do seu bebê.
4 - Beba muito líquido:
O consumo adequado de água pode evitar vários problemas comuns da gravidez, como a constipação intestinal, infecção urinária e retenção de líquidos no organismo (inchaço).
5 - Passe óleo de amêndoas na barriga para evitar estrias.
Para saber qual a marca e a quantidade ideal para a sua pele, consulte o seu médico.
6 - Pratique exercícios físicos.
Faça uma avaliação com o seu médico e mexa-se. Os exercícios devem ser adaptados para cada mês da gestação. Opções de atividades físicas não faltam.
7 - Prepare o quarto do seu bebê.
Escolha os móveis e os objetos de decoração que não ofereçam perigo para o seu filho. Opte por berços que se adaptam ao crescimento dele. Existem vários no mercado.
8 - Organize o enxoval do seu bebê.
Prefira roupas confortáveis e fáceis de lavar. Evite o exagero do número de peças.
9 - Adquira um carrinho.
Muitas mães afirmam que esse é um dos itens mais usados por elas. Além de servir para os passeios do seu bebê, muitas utilizaram esse acessório como berço nas primeiras semanas de vida.
10 - Lave todas as roupas antes de usar.
Os sabonetes neutros são os mais indicados.
11 - Higienize os ambientes e os utensílios de uso pessoal do bebê.
12 - Converse com os empregados da casa.
Ensine a nova rotina a partir do nascimento da criança.
13 - Animais de estimação:
Se você tem animais de estimação dentro de casa, deixe o seu bichinho acompanhar tudo de perto. Tenha o cuidado de mantê-lo em dia com o banho e com as vacinas. Faça ajustes na rotina de passeios, no horário de alimentação e na atenção dada, de forma que tudo possa ser mantido após o nascimento da criança.
14 - Chá de bebê.
Chame os amigos e os parentes, e exiba o barrigão. Peça a ajuda das pessoas próximas para a organização da festa. Afinal, a ideia é se divertir e comemorar.
15 - Contatos.
Tenha sempre à mão os telefones e contatos das pessoas mais próximas. No dia do nascimento, você vai querer que elas participem desse momento com você.
16 - Divirta-se com o seu marido.
Vá ao cinema, saia para jantar, alugue filmes, dê risadas, passeie no parque, converse muito... Faça com que esse momento una ainda mais vocês.
17 - Lembrancinhas de nascimento.
Encomende ou confeccione uma lembrança para cada pessoa que for visitar o seu filho no hospital. É uma forma delicada de agradecer todo o carinho que estão tendo com o seu filho e com você.
18 - Providencie um enfeite para a porta de maternidade.
Os modelos são bem variados e você pode escolher algum que combine com a decoração do quarto do seu bebê. Assim, após o período de maternidade, você poderá pendurar no quartinho dele também.
19 - Mala pronta.
Organize a malinha com tudo o que você e o seu filho vão precisar durante o tempo em que estarão no hospital. Deixe tudo pronto com antecedência e evite estresse de última hora.
20 - Registre cada momento.
Tire fotos, muitas fotos. Filme. Grave. Momentos assim devem ser registrados para no futuro serem vistos e revistos.
21 - Faça um diário detalhado.
Porque é a infância a etapa modeladora do indivíduo, é de fundamental importância que você, desde agora, tenha um diário em que documentará os momentos importantes de seu filho. Mais tarde, naquela fase inevitável da busca do autoconhecimento, quando ele tiver a curiosidade de folheá-lo, os agradecimentos virão em dose dupla: primeiro por você ter lhe dado à luz e depois pela luz emanada por meio desses registros que oferecem a ele um maior entendimento e compreensão de sua vida!
Fonte: http://itodas.uol.com.br/Portal//final/materia.aspx?canal=102&cod=8175
.