10.1.10

21 dicas para as futuras mamães



1 - Faça o pré-natal: visite o seu médico regularmente.

O médico é a pessoa mais apta para auxiliar você durante todo o período de gestação, e acompanhar o crescimento do bebê. Tenha sempre à mão o contato do seu médico e não silencie em caso de dúvidas.


2 - Cuide de você, mamãe:

Se você estiver bem, o seu filho também estará. Evite o estresse desnecessário e se alimente de forma nutritiva. A alimentação correta faz toda a diferença durante a gestação. Além de garantir um bebê forte e saudável, também vai auxiliar você a recuperar a forma rapidinho depois do parto.


3 - Aprenda antes da hora: informe-se.

Compre livros, fale com profissionais, faça cursos de gestantes, de recémnascidos, compreenda os tipos de partos, entenda como funciona o aleitamento materno, visite a maternidade... Não fique com dúvidas. A falta de informação pode gerar uma ansiedade desnecessária. Quanto mais tranquila você estiver, melhor será para o seu bem-estar e o do seu bebê.

4 - Beba muito líquido:

O consumo adequado de água pode evitar vários problemas comuns da gravidez, como a constipação intestinal, infecção urinária e retenção de líquidos no organismo (inchaço).

5 - Passe óleo de amêndoas na barriga para evitar estrias.

Para saber qual a marca e a quantidade ideal para a sua pele, consulte o seu médico.

6 - Pratique exercícios físicos.

Faça uma avaliação com o seu médico e mexa-se. Os exercícios devem ser adaptados para cada mês da gestação. Opções de atividades físicas não faltam.


7 - Prepare o quarto do seu bebê.

Escolha os móveis e os objetos de decoração que não ofereçam perigo para o seu filho. Opte por berços que se adaptam ao crescimento dele. Existem vários no mercado.

8 - Organize o enxoval do seu bebê.

Prefira roupas confortáveis e fáceis de lavar. Evite o exagero do número de peças.

9 - Adquira um carrinho.

Muitas mães afirmam que esse é um dos itens mais usados por elas. Além de servir para os passeios do seu bebê, muitas utilizaram esse acessório como berço nas primeiras semanas de vida.

10 - Lave todas as roupas antes de usar.

Os sabonetes neutros são os mais indicados.

11 - Higienize os ambientes e os utensílios de uso pessoal do bebê.


12 - Converse com os empregados da casa.

Ensine a nova rotina a partir do nascimento da criança.

13 - Animais de estimação:

Se você tem animais de estimação dentro de casa, deixe o seu bichinho acompanhar tudo de perto. Tenha o cuidado de mantê-lo em dia com o banho e com as vacinas. Faça ajustes na rotina de passeios, no horário de alimentação e na atenção dada, de forma que tudo possa ser mantido após o nascimento da criança.


14 - Chá de bebê.

Chame os amigos e os parentes, e exiba o barrigão. Peça a ajuda das pessoas próximas para a organização da festa. Afinal, a ideia é se divertir e comemorar.

15 - Contatos.

Tenha sempre à mão os telefones e contatos das pessoas mais próximas. No dia do nascimento, você vai querer que elas participem desse momento com você.

16 - Divirta-se com o seu marido.

Vá ao cinema, saia para jantar, alugue filmes, dê risadas, passeie no parque, converse muito... Faça com que esse momento una ainda mais vocês.


17 - Lembrancinhas de nascimento.

Encomende ou confeccione uma lembrança para cada pessoa que for visitar o seu filho no hospital. É uma forma delicada de agradecer todo o carinho que estão tendo com o seu filho e com você.

18 - Providencie um enfeite para a porta de maternidade.

Os modelos são bem variados e você pode escolher algum que combine com a decoração do quarto do seu bebê. Assim, após o período de maternidade, você poderá pendurar no quartinho dele também.

19 - Mala pronta.

Organize a malinha com tudo o que você e o seu filho vão precisar durante o tempo em que estarão no hospital. Deixe tudo pronto com antecedência e evite estresse de última hora.


20 - Registre cada momento.

Tire fotos, muitas fotos. Filme. Grave. Momentos assim devem ser registrados para no futuro serem vistos e revistos.

21 - Faça um diário detalhado.

Porque é a infância a etapa modeladora do indivíduo, é de fundamental importância que você, desde agora, tenha um diário em que documentará os momentos importantes de seu filho. Mais tarde, naquela fase inevitável da busca do autoconhecimento, quando ele tiver a curiosidade de folheá-lo, os agradecimentos virão em dose dupla: primeiro por você ter lhe dado à luz e depois pela luz emanada por meio desses registros que oferecem a ele um maior entendimento e compreensão de sua vida!



Fonte: http://itodas.uol.com.br/Portal//final/materia.aspx?canal=102&cod=8175

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário