Preparando os seios na gravidez


Durante a gravidez você não precisa preparar seus seios para a amamentação, porque eles já estão prontos. Esse processo começa na puberdade, quando o tecido da aréola (parte mais escura) começa a crescer. E, na gestação, o próprio organismo prepara os seios para que eles fiquem mais fortes para resistir à sucção do bebê.

Por essa razão as aréolas ficam mais escuras: estão mais resistentes. Aparecem também os tubérculos de Montgomery, glândulas que produzem uma secreção lubrificante e que protege o mamilo e a aréola.

Alguns médicos costumam dizer para as mulheres preparar os seios com banhos de sol ou esfregando-os com buchas, mas pesquisas demonstraram que essas ações podem deixar os seios mais sensíveis e provocar reações alérgicas. Hoje, algumas maternidades fornecem pomadas especiais, à base de lanolina pura, que ajudam a cicatrizar rachaduras. Você também acha em lojas de produtos para bebês.

Algumas mulheres apresentam mamilos invertidos ou muito planos, o que pode dificultar que o bebê consiga sugar o leite. Mas existem instrumentos que ajudam a mãe nesse sentido.

Em alguns casos, a mulher pode usar um corretor durante a gravidez, que ajuda na formação do mamilo. Eles são aconselhados tanto para casos de mamilos planos como para os invertidos. Esses instrumentos devem ser indicados por profissionais de saúde e são vetados no período final da gravidez, pois estimular os seios pode desencadear parto prematuro.

Higiene na medida certa

Não é recomendado limpar os mamilos antes ou após amamentar. Isso remove a lubrificação natural da pele, deixando-a mais sensível e propensa a lesões. O ideal é que a higiene seja feita no banho. Na hora de hidratar sua pele, evite passar cremes nos mamilos, pois pode deixar a pele mais sensível. Troque seu sutiã – especial pra amamentar – por outro limpo uma vez ao dia. O ideal é ter três sutiãs: um em uso, outro lavando e o terceiro pronto para ser usado.
 
 
Fonte: http://www.revistapaisefilhos.com.br/htdocs/index.php?id_pg=112&id_txt=2648&break=2
.

Comentários