Primeiros Socorros nas Férias


Veja como preparar um kit completo de farmácia para impedir que um eventual mal-estar do seu filho atrapalhe a viagem de toda a família.

Vocês planejaram a viagem com um mês de antecedência, escolheram um lugar com estrutura para receber crianças e calcularam o dia mais adequado para tirar férias do trabalho. Tudo perfeitamente organizado para aproveitar esse período de descanso ao lado da família, mas... o filhote pegou um resfriado daqueles logo no início do passeio.

E agora? Para que os planos da temporada não rolem ladeira abaixo, é essencial ter à mão remédios que driblem qualquer encrenca – afinal, quando o assunto é criança, quase sempre surge um imprevisto.

Os cuidados com a saúde da criançada já devem começar no trajeto até o local de destino – na estrada ou no ar. Aquela dor de ouvido que dá na descida da serra ou quando o avião decola, por exemplo, é um problema simples de contornar.

“No caso de um bebê de colo, basta oferecer a chupeta ou uma mamadeira com água”, ensina o pediatra Paulo Pacchi, da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Já os maiorzinhos podem mascar um chiclete ou comer um biscoito – o importante é mastigar e engolir para controlar a pressão no ouvido.

Prefira vestir seu filho com roupas confortáveis e calçá-lo com um sapato lasseado, principalmente nas viagens mais longas. E não deixe de carregar um travesseiro e uma manta: se baterem o frio e o sono, a criança não poupará fôlego para expressar seu desconforto.

Com as dicas acima, será mais simples e agradável para todos chegar ao local de repouso. Lembre-se, no entanto, de que há sempre o risco de o pequeno ter uma reação alérgica a um alimento novo ou ficar com o intestino preguiçoso. “No verão, o problema mais comum em viagens é a diarréia”, observa Paulo Pacchi.

No inverno, por outro lado, as grandes vilãs das férias são as doenças respiratórias. Como o melhor é estar preparado para qualquer situação, não custa pedir orientações específicas ao pediatra antes de fazer as malas.

Listamos alguns remédios que devem acompanhar a família em qualquer escapada da rotina. Prepare o seu kit:

* Analgésico e antitérmico para febre e mal-estar


* Antiemético para náuseas e vômitos


* Descongestionante nasal


* Colírio para conjuntivite


* Pomada ou loção para irritações, alergia e feridas na pele


* Antiespasmódico para cólicas intestinais


* Pomada ou aerossol para picada de insetos


* Pomada para assaduras


* Xarope para tosse


* Analgésico para inflamações e contusões


* Restaurador da flora intestinal


* Soro reidratante


* Remédio para constipação

 
Fonte: http://bebe.abril.com.br/familia/viagens/viagens-kit-socorros.php
 
.

Comentários