3.2.10

A Alimentação da Gestante

Está cientificamente comprovado que uma alimentação desequilibrada durante a gestação pode ser prejudicial à saúde, tanto da mãe quanto do feto. A gestante deve seguir uma dieta equilibrada e variada, rica em fibras, frutas, verduras e legumes. Deve priorizar a qualidade e não a quantidade.


O QUE DEVE SER CONSUMIDO


Proteínas

As proteínas dietéticas estão envolvidas na síntese das proteínas teciduais, fornecem aminoácidos essenciais para a construção e manutenção epitelial, dizem respeito também à formação enzimática, hormonal e de vários líquidos e secreções corpóreas.
* Fontes: alimentos de origem animal – carnes em geral, leite e derivados. Alimentos de origem vegetal – leguminosas (feijões, soja, amendoim, ervilha, lentilha).


Vitamina A

Tem papel de destaque na visão, reprodução, no desenvolvimento fetal, na função imune, na regulação da proliferação e diferenciação celular.
*Fontes: fígado de boi, queijo prato, couve, agrião, abóbora, cenoura, manga.



Vitamina C

Fundamental para a formação do colágeno, que compõe pele, vasos sanguíneos, ossos e cartilagem. Aumenta a absorção do ferro e fortalece o sistema imunológico.

*Fontes: acerola, goiaba, morango, manga, laranja, mamão, espinafre, couve refogada.



Folato

Influência a produção de núcleo celular (DNA), determinando a formação do bebê.

*Fontes: fígado de boi, espinafre cozido, feijão branco cozido, brócolis, gérmen de trigo, suco de laranja, repolho cru.



Vitamina B1 ou Tiamina

A deficiência de tiamina pode prejudicar o desenvolvimento cerebral. Devido às suas funções essenciais no sistema nervoso é conhecida como vitamina antineurítica.

*Fontes: farinha de aveia, flocos de cereais, amendoim, avelã, castanha do Pará, gergelim, feijão fradinho, lentilha, alho.



Ferro

É necessário para a formação das células sanguíneas do feto.

*Fontes: fígado, carnes e leguminosas em geral.



Cálcio e Fósforo

Participam da formação dos brotos dentários e do esqueleto fetal.

*Fontes: leite e derivados e cereais integrais são ricos em cálcio. Carnes magras e laticínios fornecem fósforo.



Fonte: http://www.coisasdobebe.com.br/bebe/index.php?option=com_content&view=article&id=65:alimentacao-saudavel-na-gestacao-o-bebe-agradece&catid=47:saude&Itemid=69
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário