1.4.10

Amamentar protege do Câncer de Mama

Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte (EUA), comprovaram que a amamentar aumenta proteção de mães com alto risco para câncer de mama. Entre as mulheres com parentes do primeiro grau com câncer de mama, aquelas que amamentaram têm uma chance 59% menor de desenvolver a doença antes da menopausa.

Os dados da pesquisa vieram de mais de 60 mil mulheres antes da menopausa acompanhadas por mais de 8 anos.Os resultados mostraram que a presença de doença na família influencia significativamente no efeito protetor da amamentação.

No grupo observado, aquelas participantes que não tinham história familiar para tumores malignos de mama não se beneficiaram do efeito protetor. Esse estudo reforça os achados de uma revisão feita na literatura científica sobre o tema por médicos da Flórida que também demonstraram proteção nas mulheres de famílias de alto risco para câncer de mama.

Os pesquisadores ainda não conseguiram explicar completamente as causas da proteção contra o câncer nas mulheres que amamentam. Acredita-se que as alterações que acontecem na mama durante esse período, como aumento de volume das glândulas, estejam envolvidas no processo. O trabalho está publicado na edição de 10 de Agosto da revista
"Archives of Internal Medicine".
O trabalho mostra mais um aspecto importante dos efeitos benéficos da amamentação e deve servir de reforço para as campanhas de estímulo a essa prática pelas mulheres.


Leia mais aqui no http://www.aleitamento.com/
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário