Higiene Oral do Bebê

Para manter a saúde bucal do bebê o aleitamento materno é essencial ao desenvolvimento do sistema imunológico (defesa orgânica), evitando assim caries e infecções precoces.

Devem-se evitar hábitos incorretos de sucção do bebê como: uso de chupetas, chupar o dedo, uso de bicos artificiais e mamadeiras, diminuindo assim o desenvolvimento de possíveis danos ao sistema estomatognático (boca).

A partir dos quatro anos de idade as chances do desenvolvimento de danos a anatomia aumenta, sendo necessária assim a interrupção de tais hábitos aderindo o uso de copos.

Desde a primeira mamada é necessário realizar a higiene bucal da criança através da limpeza do bico da mama materna e boca do bebê com fralda ou gaze úmida passo a passo:

Com a gaze envolvida na ponta do dedo, umedecido em água fervida ou filtrada deve-se limpar as gengivas, língua e céu da boca em movimentos suaves.

A partir dos primeiros dentinhos aparentes é importante realizar escovação com escova de cerdas macias própria para faixa etária da criança, sem o uso de cremes dentais somente com água ou substância especifica para escovação dos bebês.

Cremes dentais com flúor só devem ser usados a partir dos quatro anos de idade, pois é necessário que a criança saiba cuspir a solução.

Assim o seu filho terá a saúde bucal preservada.
 
 
Fonte: http://enfermagemdiario.blogspot.com/2010/10/bebes-necessitam-de-higiene-oral.html
.

Comentários