26.1.11

Depressão pós-férias

Pesquisa revela que 23% dos brasileiros sofrem com o problema. No caso das mães, ficar longe dos filhos e retomar os afazeres domésticos são fatores que contribuem para o sentimento

Cerca de 23% dos brasileiros sofrem com a depressão pós-férias. Isso é o que aponta pesquisa realizada pela Isma-BR (Associação de Controle do Estresse no Brasil) realizada neste mês. Fazem parte do grupo mulheres que têm filhos e trabalham dentro e fora de casa.

No caso específico das mães que dispõe de um tempo limitado com os filhos em função do trabalho, a volta à rotina traz uma sensação de culpa. “O término das férias pode gerar um entristecimento grande devido à ausência ou pouco contato familiar, além da culpa que muitas mães apresentam por se sentirem pouco presentes”, explica a psicóloga Andreia Calçada. “Também pesa a retomada dos horários e obrigações e a volta aos afazeres domésticos, mas tudo dependerá da forma como a pessoa interpreta e encara estas questões”.

No entanto, existem exceções: algumas mães se sentem aliviadas com o início do ano letivo das crianças. “Algumas mulheres gostam do retorno às aulas já que manter as crianças em casa por muito tempo – como o período de férias -- também é muito desgastante”, analisa a especialista.

De qualquer forma, existem algumas atividades que podem ser feitas para aliviar essa tristeza e tornar a transição de volta para a rotina mais leve e divertida. Reservar um tempo para brincar com as crianças é uma atitude importante, já que os pequenos passam muito tempo com os pais nas férias e podem sentir falta desse contato. “Nesses momentos é necessário que a mãe esteja inteiramente presente, para desfrutar com qualidade a companhia dos filhos”, afirma a psicóloga. “Manter esse espaço lúdico de brincadeiras ajuda o filho a entender o desejo da mãe de estar com ele, mas também o faz compreender que a mãe precisa trabalhar. Ao explicar isso ao pequeno, ele entenderá --e os sentimentos de culpa da mãe diminuirão, assim como acontecerá com a depressão”, completa. 
Por Raquel Beer, filha de Marcia e André
Consultoria: Andreia Calçada, psicóloga e autora do livro Falsas Acusações de Abuso Sexual – O Outro Lado da História (21) 2569-8552.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário