Enfª Maylu participa da Oficina de Gestantes na UNEB


O Serviço Médico, Odontológico e Social (SMOS) da UNEB realiza amanhã (18) a quinta edição da Oficina de Gestantes. O evento acontece das 8h às 12h, no auditório do Pavilhão I de Aulas, do Departamento de Ciências da Vida (DCV), no Campus I, em Salvador.
 
A iniciativa, gratuita e franqueada ao público externo, é realizada pelo SMOS em parceria com o colegiado do curso de enfermagem, ambos vinculados ao DCV. Estão sendo disponibilizas 20 vagas. As inscrições, efetuadas na secretaria do serviço médico, terminam hoje (17). 

De acordo com Mary Galvão, coordenadora do SMOS, o objetivo da ação é refletir sobre as alterações emocionais que ocorrem durante a gravidez, além de discutir a importância de hábitos saudáveis especialmente nesse período. A partir desta sexta-feira, Mary adianta que vai iniciar na Bahia um movimento em favor do direito e da autonomia da mulher em escolher o tipo de parto que quer realizar.

“Nosso estado é campeão na realização de partos cesarianos, indicados por médicos que sugerem esse tipo de procedimento pensando na sua agenda, uma vez que um parto normal dura, em média, de 10 a 20 horas, e uma cesariana apenas 20 minutos. Na rede privada, 90% dos partos são cesarianas, contra 40% da rede pública. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o máximo seja de 10%”, alerta a coordenadora.

Técnicas de relaxamento com música e apresentação de vídeo, seguido de debate, são algumas das atividades previstas pela oficina. A enfermeira e professora Maylu Barbosa vai passar um pouco de sua experiência com a shantala – arte hindu de massagear crianças adotada pelo Ocidente há 30 anos.

A oficina é realizada regularmente, sempre na última sexta-feira de cada mês. Além de Mary Galvão, estão à frente da iniciativa as professores e enfermeiras obstetras Tânia Bispo e Bárbara Perez.
O Distrito Sanitário do Cabula, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é parceiro do SMOS na realização da atividade.

Informações: SMOS/Campus I – tel. (71) 3117-2344.

Fonte: http://www.uneb.br/2011/03/17/smos-promove-oficina-para-gravidas-nesta-sexta-feira-18/
.

Comentários