12.3.11

O que fazer se o bebê engasgar?

O manual de primeiros-socorros da American Heart Association indica os seguintes passos para desobstruir as vias aéreas de bebês, em casos de alimentos ou objetos ficarem presos:

- Mantenha o bebê de bruços em seu antebraço. 
- Apóie a cabeça e a mandíbula com sua mão. 
- Sente ou ajoelhe-se e apóie seu braço sobre a coxa ou o colo; 
- Aplique até cinco batidas nas costas com o calcanhar de sua mão livre entre as escápulas do bebê. 
- Se o objeto não for eliminado após as cinco batidas, vire o bebê de costas. 
- Afaste ou abra as roupas da parte anterior do tórax da vítima, somente se puder fazer isso rapidamente. 
- Se for necessário, comprima o tórax do bebê através das roupas;

- Aplique até cinco compressões torácicas usando dois dedos da mãe livre para comprimir sobre o osso esterno (apóie a cabeça e o pescoço da vítima e segure o bebê com a mão e o braço, repousando o antebraço sobre seu colo ou coxa); 
- Alterne a sequência de batidas nas costas e cinco compressões até o objeto ser removido ou o bebê conseguir respirar, tossir ou chorar.


A Sociedade Brasileira de Pediatria dá as seguintes recomendações para evitar que as crianças engasguem:
- Não ofereça alimentos a crianças menores de 4 anos sem amassar e desfiar as fibras.- Não deixar pedaços de alimentos no prato, principalmente os arredondados. 
- Os seguintes alimentos são de risco potencial para a aspiração: sementes, amendoim, castanha, nozes, milho, feijão, pedaços de carne e queijo, uvas inteiras, salsicha, balas duras, pipoca e chiclete. 
- Mantenha os seguintes itens da casa longe do alcance de crianças menores de 4 anos: balões, moedas, bolinha de gude, brinquedos com peças pequenas, bolas pequenas, botões, baterias esféricas de aparelhos eletrônicos, canetas com tampa removível.
 - Insista para que as crianças comam à mesa, sentadas. Evite alimentá-las enquanto correm, andam, brincam ou estão rindo. Não deixe as crianças deitarem com alimento na boca. 
- Supervisione sempre a alimentação de crianças pequenas.
 - Fique atento às crianças mais velhas. Muitos acidentes ocorrem quando irmãos ou irmãs oferecem objetos ou alimentos perigosos para os menores.
Nâo adianta levantar a criança, sacudir ou soprar seu rosto! No caso de engasgo com o leite, coloque o bebê de bruços no seu colo e de 2 tapinhas nas costas, esse movimento deve fazer com que o leite saia.
Fonte: http://crisdoula.blogspot.com/2011/03/o-que-fazer-se-o-bebe-engasgar.html
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário