2.8.12

Leite Materno x Leite de Vaca


3 comentários:

  1. Todos nós sabemos que o leite materno previne muitas doenças ou infecções, mas infelizmente não previne o vírus HTLV, que é de uma facilidade enorme de se previnir, mas as autoridades de saúde e médicos insistem em esconder este tipo de contaminação via leite materno da sociedade em geral, será que:
    1-O Dr Ary Lopes Cardoso sabe o que é o vírus HTLV?
    2-; e se sabendo solicita como rotina junto as suas pacientes?
    3- e se sabendo por que não exige que seus colegas das especialidades de Gineco, Obstetricia e Pediatria façam o mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Oi solracs,
    Obrigada pelo comentário!
    Realmente você tocou em um ponto importante, a necessidade da realização de todos os exames durante o pré-natal para avaliar/aconselhar a mãe que por alguma intercorrência clínica seja impossibilitada de amamentar seu bebê!
    Infelizmente nem todos os profissionais (não digo só médicos, pois na rede básica enfermeiras realizam PN e solicitam exames de rotina) se atentam a fornecer essas orientações e solicitar todos os exames necessários. Cabe a todos nós profissionais de saúde orientar e promover uma assistência pré-natal de qualidade!
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maylu
      O problema está na questão de que o exame para o teste de soropositividade para o vírus HTLV não está contemplado entre os obrigatórios a serem realizados pela rede pública e privada de saúde, sem contar o desconhecimento dos profissionais da saúde e doulas sobre o vírus HTLV.

      Excluir