Atenção mamães que amamentam em Itabuna-BA!

Banco de Leite Humano convoca novas doadoras


Para concentrar ações na área de captação e doações de leite, o Banco de Leite Humano da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna funciona como unidade difusora das políticas de saúde para estímulo do leite materno em toda região. Apesar desta importância, a queda da quantidade de mães doadoras credenciadas no programa Rota está ameaçando o pleno funcionamento da unidade. 
De acordo com a coordenação do Banco de Leite Humano, no mês de agosto, eram 16 doadoras cadastradas na Rota, Programa segundo o qual a coleta de leite é realizada em domicílio, sempre na manhã dos sábados. No mês de setembro, foram oito doadoras, quantidade mantida em outubro, que caiu para duas doadoras cadastradas neste mês de novembro.
“Por motivações diferentes, inclusive a saída do período de super-lactação, as mães se desligaram do Programa Rota, o que nos deixou sem perspectiva de manutenção dos estoques de leite humano a partir deste mês de novembro”, relatou a coordenadora do Banco de Leite Humano, a enfermeira responsável, Neiva Ney.
Assim, a adesão de novas mães ao Programa Rota é hoje a principal meta do Banco de Leite de Itabuna. Todo cadastro pessoal pode ser feito durante a primeira visitação, quando a técnica responsável entrega os vasos esterilizados para que seja realizada a coleta e armazenamento durante a semana. “Assim, retornaremos sempre na manhã dos sábados, cumprindo a rota de mães doadoras para recolhermos os vasilhames com o leite doado e levar novos vasos esterilizados”, relatou a técnica de pasteurização do Banco de Leite, Kátia Cristina Chagas
Quem pode doar
De acordo com a coordenação do Banco de Leite, para realizar a doação espontânea na unidade, ou para aderir ao programa Rota, a mãe doadora precisa apresentar os exames pré-natal, documento de identificação e cartão do SUS. “Além disso, não podem estar fazendo uso de algumas medicações específicas, não fumar, não beber e não fazer uso de drogas ilícitas”, declarou Neiva Ney.
Fonte: http://www.radarnoticias.com/noticias/geral/14146/banco-de-leite-humano-convoca-novas-doadoras-14-11-2012/

Comentários