22.12.13

Educação Perinatal

Educação Perinatal consiste no acompanhamento pré, peri e pós  parto da gestante, do casal e da família.

O ideal é iniciar o acompanhamento antes da concepção, quando o casal está planejando a gravidez, ou pelo menos logo após a concepção. Consiste em encontros individuais e em grupo com essa gestante/casal e às vezes a família, onde irá em um 1º momento, esclarecer e informar a cerca de todo o processo que envolve a concepção, a gestação, o parto, a amamentação e o puerpério, podendo se estender até os 3 anos após o parto, com orientações a cerca do desenvolvimento da criança. Esse acompanhamento pode ser feito por um obstetra, psicólogo, enfermeiro, assistente social, doula ou qualquer profissional da saúde – mas é importante que esse profissional seja especialista e adote alguma linha, como a psicanálise, a gestalt-terapia ou adote alguma corrente teórica, como a Lacaniana ou a Ciência do Início da Vida (Eleanor Luzes).
Quando houver necessidade, esse profissional pode marcar encontros com Aconselhamento Psicológico e até Psicoterapia, ou encaminhar a gestante para algum outro profissional para fazer algum tipo de atendimento especial, de acordo com as suas necessidades.
Atualmente está comprovado que o encontro em grupo e o esclarecimento correto da gestante a cerca de suas vivências, suas dúvidas, seus medos e seus desejos traz um equilíbrio emocional e físico e otimizam o quadro gestacional, o processo de trabalho de parto e parto, a amamentação e o puerpério.
Atualmente existe um movimento muito grande com relação ao Parto Humanizado e à Amamentação, e o Educador Perinatal trabalha nesse sentido – preparando a gestante e o casal para uma gestação tranqüila, um parto humanizado para mãe e bebê (ainda que seja uma parto cirúrgico), sucesso na amamentação além de prevenir problemas no puerpério, como depressão pós parto e dificuldade na sexualidade do casal.
Antes de tudo, o Educador Perinatal é um promotor de saúde física e emocional do gestar, do nascer e do viver...

Ana Melissa Yule

Nenhum comentário:

Postar um comentário