28.5.14

Leite materno melhora a linguagem e a prevenção do TDAH

A flora intestinal do bebê pode se formar melhor com o consumo do leite materno e o contato com a pele da mãe logo após o nascimento. Incrível, não? Estas e outras informações você pode compartilhar com pais e seus pares no trabalho junto à Primeira Infância e colaborar efetivamente ao desenvolvimento da criança pequena.
Temos falado sempre aqui sobre a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade do bebê e, se possível, estendido até os dois anos juntamente com os alimentos necessários ao desenvolvimento da criança nessa fase da vida.
Dar de mamar logo após o nascimento, assim como colocar o bebê em contato com a pele da mãe após o parto são práticas muito saudáveis. Esse contato reduz os possíveis estresses e expõe o bebê às bactérias da mãe, que são menos agressivas do que as do ambiente, e contra as quais o colostro, sugado na primeira mamada, oferece proteção. Essas bactérias e as que existem na vagina materna, começam a colonização positiva do intestino e da pele do bebê.
Pesquisadores suíços confirmam a importância do aleitamento materno na formação da flora intestinal da criança, que só começa a se formar a partir dos contatos estabelecidos fora do útero, especialmente por meio da alimentação.Uma boa flora bacteriana favorece o desenvolvimento da imunidade do bebê.
Outro estudo, desta vez de pesquisadores da Universidade de Harvard, mostrou aimportância do aleitamento materno no desenvolvimento cognitivo de 1332 crianças, entre três e sete anos de idade, por meio de avaliações da linguagem, habilidades motoras e visuais. O resultado é bem mais positivo para crianças que foram amamentadas durante o primeiro ano de vida.
Na universidade de Tel Aviv os pesquisadores associaram um possível efeito protetor do leite materno em relação ao desenvolvimento do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Os resultados mostraram uma menor probabilidade do transtorno em crianças que estavam em aleitamento, entre três e seis meses de vida.
Fonte: http://www.desenvolvimento-infantil.blog.br/leite-materno-melhora-a-linguagem-e-a-prevencao-do-tdah-voce-sabia/

2 comentários:

  1. E mesmo que a questão da saúde fosse tudo igual, eu não trocaria por nada... porque amamentar é algo incrível, fantástico e incomparável!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo!!!!!!! É realmente incomparável!!!! :D

      Excluir