2.12.09

O que é a Gravidez Psicológica?


Também chamada de pseudociese, ela ocorre quando mulheres com desejo intenso de engravidar passam a desenvolver sintomas de gestação. O próprio útero cresce, dando a falsa impressão de que há um feto em seu interior. Mais impressionante ainda é o fato de essa vontade de ser mãe aumentar os níveis do hormônio prolactina, responsável tanto pela interrupção da menstruação quanto pela lactação.

Assim, mesmo sem ter sido fecundada, a mulher pára de menstruar, os mamilos escurecem e as mamas começam a produzir leite. Não faltam nem as tradicionais náuseas matinais e alterações no apetite.

Além disso, contrações musculares dão a sensação de que há um feto se movimentando. Algumas mulheres chegam ao extremo de se sentir em trabalho de parto e procurar a maternidade, diz o obstetra Joelcio Francisco Abbade, da Faculdade de Medicina da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp).

A maior dificuldade é convencê-las de que não estão grávidas. Se o quadro persistir, é necessário um tratamento psicológico. Outra possibilidade é o tratamento hormonal, para inibir a produção de prolactina e fazer a paciente voltar a menstruar.


Fonte: http://super.abril.com.br/superarquivo/2001/conteudo_119156.shtml
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário