29.1.10

Cuidados na Gestação

Pele
Podem surgir manchas, oleosidade e acne? O que fazer?
Durante a gestação os hormônios femininos aumentam. A oleosidade e acne dependem da sensibilidade de cada mulher. Em algumas, o aumento da vascularização causa melhora da pele, já para outras, o efeito é exatamente contrário. Nesse caso dieta, muito líquido e uso de cremes específicos podem ajudar. Toda gestante deve usar filtro solar e evitar a exposição ao sol em excesso, principalmente porque as manchas são difíceis de desaparecer mesmo após o nascimento do bebê.


Cabelos
É verdade que eles ficam mais bonitos? Por quê? Após a gestação eles voltam ao normal?
Observa-se aumento da produção dos pêlos, em geral, e a diminuição da queda de cabelo. Durante o período pós parto, tudo volta ao que era antes. Em alguns casos há diminuição da taxa hormonal e os cabelos que não caíram durante toda a gestação são liberados de uma vez. Mas não é motivo para preocupação, com a normalização hormonal que ocorre logo após o sexto mês, o organismo se restabelece.


Olfato e paladar
O que muda? A mulher realmente sente mais desejo ou aversão por determinados alimentos?
Durante a gestação, tanto a fome como o apetite estão exarcebados. É comum a aversão a alimentos gordurosos e pode surgir a malácia (vontade de comer substâncias não convencionais). O desejo de ingerir alimentos específicos, também, pode aparecer na fase inicial da gestação, graças à presença de gonadotrofina coriônica e alterações emocionais. As teorias evolucionistas explicam que a aversão por determinados alimentos, as náuseas e os vômitos, pode ter protegido as gestantes (durante a evolução), de comerem alimentos contaminados que poderiam transmitir doenças ao feto durante sua formação.


Barriga
Por que surgem estrias? Dá para prevenir?
Na gravidez, a supra-renal aumenta sua função e ocorre aumento do cortisol, que além de diminuir a imunidade da mulher (o que a impede de rejeitar o feto no útero), pode responder pelo aparecimento de estrias. O acúmulo de tecido adiposo no abdômen, mamas e região lateral das coxas também contribuem para o efeito. Existe uma predisposição genética para o surgimento de estrias, mas o ganho de peso adequado durante a gestação, a perfeita hidratação da pele com cremes e a ingestão de líquidos podem inibir seu aparecimento.


Mamas
Quando começa a produção de leite? Quanto às mamas crescem?
As mamas sofrem modificação desde os primeiros dias, mas a produção do colostro (leite primitivo) pode ocorrer a partir do sétimo mês, sendo mais comum no final da gestação. O leite propriamente dito só começa a ser produzido até 62 horas pós-parto graças à queda do estrógeno sanguíneo. Sobre o aumento das mamas, vale lembrar que toda a rede glandular mamária termina sua diferenciação para lactação o que pode aumentar muito o volume da mama, mas esse aumento é relativo e modifica-se de mulher para mulher. Além disso, é importante ressaltar que boa parte da mama é gordura e que o ganho excessivo de peso contribui.


Coluna
O que ocorre na postura? É possível o aparecimento da lordose? Como amenizar?
Com o aumento do volume abdominal, o centro de gravidade da gestante desvia-se para frente, para compensar e conseguir não cair à lordose natural da coluna. É importante saber que a lordose é uma modificação fisiológica da gestação. O ganho de peso adequado pode amenizar o incômodo.
 
 
 
Fonte: http://semprematerna.uol.com.br/gravidez/tudo-lugar.php
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário