29.1.10

Leite Materno previne Doenças Mentais

Um recente estudo feito por pesquisadores australianos mostrou de que o leite materno protege as crianças de transtornos mentais, como: depressão, ansiedade, problemas de comportamento, etc. Eles descobriram de que os bebês amamentados por mais de seis meses tem depois uma saúde mental melhor.

Uma hipótese é que o contato com a mãe tem um efeito positivo no desenvolvimento de aspectos neuroendócrinos necessários à resposta ao estresse (fator de risco para danos psiquiátricos). Outra explicação é que o leite materno tem ácidos graxos e componentes bioativos essenciais para o desenvolvimento.

A equipe de Wendy Oddy, do Instituto Telethon de Investigação da Saúde Infantil, iniciou a pesquisa em 1989, acompanhado 2.900 mulheres na metade da gestação.

Os autores anotaram todos os dados da família e a forma de alimentação dos bebês (leite materno ou artificial) e período de amamentação. De 2.366, 11% não receberam leite do peito; 28% tomaram leite materno de seis meses a 12 meses, e 24% mais de um ano.

As mães mais jovens, com 12 anos ou menos de estudos, mais estressadas e que fumaram durante a gravidez estão no grupo que deram o peito por menos de seis meses. E, segundo os autores, um curto período de amamentação está relacioanado com aumento da incidência de doenças mentais.
 
 
Fonte: http://blog.zazou.com.br/2010/01/29/leite_materno_previne_doencas/
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário