27.2.10

Amamentação e o Vínculo Mãe-Bebê

A alimentação ao seio possibilita que se estabeleça um vínculo mãe-filho forte, especial, quase imediato... e as conseqüências da não construção desta relação à curto prazo deve ser motivo de preocupação e cuidado pela equipe perinatal. Como afirma Melanie Klein:

"... É o seio da mãe e tudo o que o seio e o leite representam na mente da criança: isto é, amor, bondade e segurança" ©

Diante deste fato transcendente no começo da vida humana os pediatras, obstetras, enfermeiras, parteiras, mães e pais devem ter suas ações voltadas para a permissão deste "encontro" ao nascimento e nos primeiros dias pós-parto.

A amamentação é muito mais do que um método perfeito de nutrir os lactentes, porque além disso está o contato pele-a-pele com o seio, com o colo e as mamas maternas que propiciam um melhor desenvolvimento neuro-psico-motor de nossas crias, significando a construção de um vínculo íntimo e cúmplice entre mãe e filho com conseqüências positivas para a família, para a humanidade, e por toda a vida !


Por Marcus Renato de Carvalho
Fonte: http://www.aleitamento.com/a_artigos.asp?id=x&id_artigo=15&id_subcategoria=4
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário