1.3.10

Polidactilia

A polidactilia é o excesso de dedos nas mãos ou nos pés. Pode aparecer desde um dedo extra, completamente desenvolvido, até a de uma simples protusão carnosa. Já a sindactilia é quando dois dedos nascem parcialmente ou totalmente unidos.

Comum não é, mas nem por isso os pais devem ser preocupar. Duas das mal-formações congênitas são facilmente resolvidas com cirurgias reparadoras.

A polidactilia e a sindactilia são genéticos e hereditários, isto é, se há na família história dessas alterações, principalmente se for pai ou mãe, as crianças tem mais chances de desenvolver essas alterações.
Se na gestação se descobrir a sindactilia ou a polidactilia, é bom pedir para um médico fetal examinar o bebê. Essas alterações dos membros podem ser sintomas de alguma síndrome; quanto mais precoce o diagnóstico, melhor o tratamento.


A medicina hoje, com exames avançados e ultra-som onde se consegue ver até mesmo o rostinho do bebê dentro da barriga da mamãe, pode diagnosticar várias síndromes, doenças e mal-formações congênitas desde muito cedo, até mesmo no decorrer da gestação. Não é preciso o bebê nascer para saber se ele é ou não “normal”.

Isso acontece com as mal-formações das mãos e dos pés. Desde a barriga a mamãe já sabe que seu bebê vai nascer ou com a polidactilia ou a sindactilia. Assim os pais podem se preparar para receber um bebê com uma alteração e planejar juntamente com o médico a melhor época para realizar a cirurgia reparadora.

A cirurgia para a retirada do dedo extranumerário ou a separação dos dedos é uma das cirurgias plásticas infantis mais realizadas. Mas a retirada do dedo extra não é simples. O médico deve pedir exames para verificar qual dedo tem melhor funcionamento e decidir se tem ou não que intervir nos tendões.

Os pontos importantes da realização da cirurgia precoce são o crescimento e desenvolvimento adequado dos membros afetados, além da auto-estima da criança, que quando chega à escola com dedos extras ou unidos recebem apelidos nada agradáveis, podendo interferir no processo de sociabilização e aprendizado, dependendo da característica da criança.



Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/recemnasc/meu_bebe_tem_seis_dedinhos_e_agora.htm
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário